Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUDO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Ibirubá

CAROLINE, JONATAN E MARIA CAROLINA

AS BASES MOLECULARES DA VIDA E A ALIMENTAÇÃO

Ibirubá (2012)

CAROLINE, JONATAN E MARIA CAROLINA.

AS BASES MOLECULARES DA VIDA E A ALIMENTAÇÃO

Ibirubá(2012)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

No presente trabalho abortaremos a composição química da célula que ébasicamente: água, proteínas, glicídios, lipídios, sais minerais e outros (vitaminas, alcaloides, pigmentos, resinas, ácidos orgânicos...).

ÁGUA- Percentuais variáveis sendo maiores nas células em intensa atividade··SAIS MINERAIS- Principais são cloretos, carbonatos, fosfatos, nitratos, sulfatos

GLICÍDIOS- Carboidratos ou hidratos e carbono (amido, celulose, açucares em geral). Os menoresglicídios são denominados de OSES e os maiores são denominados de OSÍDEOS.

LIPÍDIOS- Grupo de substâncias a qual pertencem as gorduras, ceras, hormônios esteroides.

PROTEÍNAS- Substâncias que predominam na estrutura das células. Formada pela ligação em cadeia de numerosos aminoácidos. Centenas de aminoácidos se combinam para formar uma proteína.

ENZIMAS-Proteínas especiais que catalisam reaçõesquímicas intra e extracelulares. Ao final da reação o produto final se desprende da enzima que está intacta.

VITAMINAS- Substâncias obtidas através da alimentação, produzidas pelos vegetais e por alguns micro-organismos e que em doses mínimas estimulam a atividade enzimática das células, contribuindo para um bom funcionamento do organismo.
Podem ser: hidrossolúveis (B1, B2, B6, PP, B12, H, P,C) e lipossolúveis (A, D, E, K)

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PRESENTES NAS CÉLULAS
As células são formadas por substâncias distintas, são elas: ÁGUA (que constitui 75-85% da massa corporal humana), as PROTEÍNAS (10-15%), LIPÍDIOS (2-3%), GLICÍDIOS (1%), e por fim temos os ÁCIDOS NUCLÉICOS (1%).

ÁGUA:
Água é o componente químico inorgânico que constituiu a maior parte do corpo humano. Possui muitasfunções dentre elas destaca-se como solvente universal, pois se mistura com várias substâncias De acordo com a capacidade de dissolução na água, as substancias são classificadas em: hidrofílicas (hidro = agua; philus = amigo) e hidrofóbicas (hidro = água; phobos= medo); também é a água que faz o transporte de substâncias e reações químicas; a água apresenta elevado calor latente de vaporização, ouseja, absorve grande quantidade de calor para passar do estado líquido ao gasoso, ela também apresenta elevado calor latente de fusão, ou seja, para se solidificar (tornar-se gelo).
O líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo chama-se citosol, ou hialoplasma, ele é constituído principalmente de água e outras substâncias como proteínas, sais minerais,aminoácidos e açúcares.

Sais minerais:
Os sais minerais podem ser encontrados sob a forma insolúvel, entrando na composição de estruturas esqueléticas e de sustentação, como os ossos, nos vertebrados, entre outras. Quando os sais minerais se encontram dissolvidos em água, formam os íons. É sob essa forma que eles desempenham a sua atividade reguladora fundamental.
Os sais também têm várias funçõesna fisiologia celular, como:
* Tem participação nos mecanismos de osmose, estimulando, em função das suas concentrações, a entrada ou a saída de água na célula;
* Alguns sais atuam na sua forma cristalina, participando das estruturas celulares e orgânicas, como sucede, por exemplo, na formação dos ossos e dos dentes;
* Frequentemente, os sais se ionizam. O cloreto de sódio, porexemplo, se dissocia em íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-);
- Cálcio: necessário durante o processo de calcificação e manutenção óssea, compondo também a estruturação dos dentes, além de colaborar com a condução de impulsos nervosos e contração muscular. Fonte: leite e seus derivados (queijo, iogurte) e vegetais com coloração verde escuro.
- Fósforo: auxilia a manutenção óssea, está presente na...
tracking img