Soldagem a ponto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1.Introducao: 3
1.1 Importância do tema 3
1.2 Objetivos 3

2. Fundamentacao teorica 4
2.1 Consideracoes 4
2.2 Soldagem 4
2.2.1 Processos de Soldagem por Resistência elétrica 4
2.3 Soldagem a ponto por Resistência elétrica 6
2.3.1 Introducao 6
2.3.2 Parametros de soldagem a ponto 6
2.3.3 Equipamentos 7
2.3.4 Qualidade da solda 7

3.Estudo desoldabilidade 9
3.1 Introducao 9
3.2 Procedimento 9
3.3 Material 9







1.Introducao:


1.1 Importância do tema

Diariamente, cada vez mais, as industrias vêm se aperfeiçoando e buscando maior agilidade e confiabilidade na fabricação de seus produtos. Dentro desse conceito, a soldagem se tornou uma ferramenta indispensável para a montagem de diversos componentes naindústria automobilística.
Nesse tocante, a soldagem a ponto por resistência elétrica é de vital importância na montagem de cabines, visto que este tipo de soldagem é um dos três processos de união que são usados em cabines, além de ser o mais usado dos três.
A motivação de se estudar a soldagem a ponto por resistência elétrica decorre do fato de que simples ajustes nos parâmetros de soldagem podemgarantir economia com o aumento do tempo de vida do eletrodo, redução do tempo de solda, redução de gastos energéticos, melhora na qualidade da solda ,redução da perda das características do metal base, todos esses fatores de extremo interesse por parte da indústria automobilística.

1.2 Objetivos

Em função do que é apresentado neste trabalho, foram recolhidos dados na empresa de caminhões eônibus MAN Latin America para o estudo de soldabilidade de chapas de cabine com uso da técnica de soldagem a ponto por resistência elétrica, tendo como principais objetivos:

← Analisar o efeito dos parâmetros de soldagem na qualidade do ponto de solda.
← Otimizar o processo de soldagem a ponto a fim de determinar os parâmetros ideais que geram a melhor relação custo/benefício no que dizrespeito a tempo de solda e gastos energéticos/qualidade de solda.


Este projeto se encarregou apenas de levantar dados para a análise dos parâmetros supracitados.


































2. Fundamentação teórica



2.1 Considerações

Este capitulo tem como objetivo apresentar os conceitos que serão discutidos e apresentados nestetrabalho, de forma que o leitor tenha uma fundamentação teórica para acompanhar aquilo que for dissertado neste trabalho. A fundamentação teórica tratará de apresentar conceitos de soldagem e também da soldagem a ponto por resistência elétrica mais especificamente, falando de parâmetros, métodos, equipamentos e outros conceitos que se mostrarem relevantes para o entendimento deste trabalho.


2.2Soldagem

O conceito de soldagem esta intimamente associado à união de dois componentes. Esse processo teve grande importância na segunda Guerra mundial para a fabricação de navios e aviões de Guerra. Desde então as técnicas de soldagem evoluíram muito, tornando-se muito mais eficazes e confiáveis e tendo suas aplicações expandidas para diversas áreas dentro das industrias.
SegundoHouldcroft[1],cada processo de soldagem deve preencher os seguintes requisitos:
← Gerar uma quantidade de energia capaz de unir dois materiais, similares ou não
← Remover as contaminações das superfícies a serem unidas
← Evitar que o ar atmosférico contamine a região durante a soldagem
← Propiciar o controle da transformação de fase, para que a solda alcance as propriedades desejadas, sejamelas físicas, químicas ou mecânicas
Para se alcançar esses objetivos, estudos são feitos em cima de três áreas: projeto de equipamentos soldados, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos equipamentos de solda, bem como dos materiais, visando obter boa soldabilidade.


2.2.1 Processos de soldagem por resistência elétrica

Neste subcapitulo, dar-se-á apenas uma introdução dos principais...
tracking img