Soldagem oxi combustivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ÁREA1

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SOLDAGEM OXICOMBUSTÍVEL

CARLOS MAGNO SANTOS DE JESUS

DIEGO BISPO LOPES DA SILVA

SALVADOR - BA

2011

1. Definição:

O processo de soldagem oxicombustível é um dos mais antigos processos de fusão. A soldagem se dá pela fusão de um ou mais metais de base, com ou sem material de adição, que são aplicados na junta a ser soldada pormeio de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases. Esses gases passam por um dispositivo cuja função é dosá-los na proporção exata para a combustão. O dispositivo, chamado maçarico, deve ainda possibilitar que se produzam diferentes tipos de misturas necessárias para obter tipos de chama de acordo com os diferentes tipos de materiais.
As superfícies dos chanfros dos metais de base e omaterial de adição, quando presente, fundirão em conjunto formando uma poça de fusão única que, após o resfriamento, se comportará como um único material.
Para que ocorra a soldagem, é necessário tempo, calor e/ou pressão. Com o tempo, o calor aplicado à peça fará uma fusão localizada onde, após o resfriamento, aparecerá a união dos metais. No caso da utilização de pressão, isto causa umforjamento localizado.
Quando for necessário a utilização de material de
adição, este em forma de arames é aplicado pelo
soldador com uma mão, enquanto que, com a outra, ele manipula o maçarico.
[pic]

Solda por Fusão:
1- As superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até a fusão das bordas , formando uma poça de fusão, que estabelece a interação entre as duas peças. (autógena)
2-Conforme a espessura ou as condições de soldagem do material base há a necessidade de adição ao processo de mais material na forma de varetas (material de adição).

Solda por Brasagem:
Nesse processo há sempre a adição de metal não ferroso que se funde na região de soldagem, que estará aquecida a uma temperatura conveniente.
Assim, a união é feita, aquecendo-se o material base, sem fundi-lo, atétemperaturas correspondentes à fluidez do material de adição.

Solda Latão:
Processo no qual o metal de base é aquecido sem que haja sua fusão. A união é obtida com adição de um metal com temperatura de fusão acima de 450ºC. O metal é distribuído entre as peças por capilaridade.

Solda com bronze:
A única diferença entre este processo e a solda latão é a ausência do fenômeno de capilaridade.O metal de adição é depositado no ponto de aplicação sobre uma ranhura ou em forma cordão. É muito empregado em reparos e outros trabalhos de manutenção.

Corte:
O oxi-corte é, na realidade, um processo de combustão. Quando uma chapa de aço é cortada o ferro presente na sua composição, aquecido por uma chama à sua temperatura de ignição, reage com o oxigênio produzindo óxidos de ferro, queserão removidos da área de reação pelo sopro da chama.

Todos os metais e ligas comercialmente conhecidos fundem-se em temperaturas abaixo dos 4000ºC. As ligas de aço, que são os materiais de maior utilização comercial, fundem na faixa de 1500ºC. Assim, mostra-se viável a execução de soldagem por meio das temperaturas e poder calorífico desenvolvido pela combustão dos diversos gases.
A AWS(American Welding Society) define o processo oxicombustível como “grupo de processos onde o coalescimento é devido ao aquecimento produzido por uma chama, usando ou não metal de adição, com ou sem aplicação de pressão”.

2. Histórico:

O processo de Soldagem oxi-gás é um dos mais antigos processos de fusão. Em termos industriais, pode-se apontar os períodos e responsáveis pelos desenvolvimentosmais significativos:

1837 - Desbassyns de Richamond descobre a chama aero - hídrica (ar + H2) 1893 - Linde obtém Oxigênio da liquefação do ar

1894 - Jottrand executa a primeira soldagem industrial com a chama oxi-hídrica (O2 + H2)

1895 - Le Chatelier inventa o maçarico oxi-acetileno

1903 - Fouché e Picard desenvolvem a tocha de soldagem.

Atualmente outros processos de soldagem são...
tracking img