Soldagem de revestimentos usando metodo estatistico taguchi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
Introdução
A necessidade por fontes de energia está cada vez maior, devido, principalmente ao acelerado crescimento da produção mundial, torna-se indispensável investimentos para a descoberta de novas fontes de energia. Dentre essas fontes está o petróleo que ainda hoje é a maior de combustível para as indústrias.
A Petrobras, que é uma das maiores produtoras de petróleo do mundoinveste fortemente na descoberta de novas jazidas de petróleo e gás natural, fato que pode ser comprovado com a descoberta recente da camada do pré-sal, que são gigantescos campos de petróleo a profundidades que chegam a até 7000 m de profundidade.
As características do petróleo e gás natural brasileiro são consideradas de alto poder corrosivo, devido às enormes quantidades de elementos ácidos quecompõem o óleo cru, que aliados com as elevadas pressões e temperatura de operação trazem sérios problemas de corrosão, que causam perdas significativas de produção e altos custos de manutenção.
Para reduzir os custos de manutenção e diminuir os tempos de paradas, surgi como uma alternativa, economicamente viável, a soldagem de revestimento que consiste em depositar camadas de matérias maisnobres e que são mais resistentes a corrosão e conferem excelentes resistências mecânica como por exemplo os aços inoxidáveis austeníticos, os aços inoxidáveis ferríticos, os aços inoxidáveis martensíticos e as ligas de níquel, em materiais menos nobres e que são mais susceptíveis a corrosão. Eles são economicamente viáveis pelo fato de que utilização maciça desses materiais citados acima elevaria emmuito os custos de operação, o que tornaria o preço final economicamente inviável.
Dentre os vários processos de soldagem utilizados para a aplicação de revestimento destacam-se: MIG/MAG, arame tubular, arco submerso com fita, TIG (com alimentação de arame frio ou quente) e o plasma por arco transferido (PTA) e um dos processos mais largamente utilizados está o MIG/MAG devido a sua boaprodutividade, flexibilidade e custo relativamente baixo.

CAPÍTULO II
Objetivos
O objetivo deste trabalho é a avaliação das características geométricas e diluição na soldagem de revestimento do aço inoxidável 317L pelo processo MIG/MAG pulsado sobre aço baixo carbono, utilizando ferramentas estatísticas para otimização do processo e redução do número de ensaios.

CAPÍTULO III
Revisão bibliográficaAços inoxidáveis
Os aços inoxidáveis são aços de alta liga, geralmente contendo cromo, níquel, molibdênio em sua composição química. Estes elementos de liga, em particular o cromo, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis, isto é, o cromo presente na liga oxida-se em contato com o oxigênio do ar, formando umapelícula, muito fina e estável, de óxido de cromo. Ela é chamada de camada passiva e tem a função de proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Para que a película de óxido seja efetiva, o teor mínimo de cromo no aço deve estar ao redor de 11% (ASM HANDBOOK, 1994).
Os aços inoxidáveis são comumente classificados em cinco grupos: ferríticos, martensíticos, austeníticos, duplex(austenítico-ferríticos) e os endurecíveis por precipitação (ASM HANDBOOK, 1994).
Aços inoxidáveis ferríticos
Possuem uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (CCC). Correspondem à metade dos aços inoxidáveis da série 400. Estes aços contêm de 10.5 a 30% de cromo ligado a outros elementos, mais notavelmente o molibdênio. Possuem excelente resistência à corrosão sob tensão e boa resistência àcorrosão por pites. (ASM HANDBOOK, 1994)
Aços inoxidáveis austeníticos
Possuem uma estrutura cristalina cúbica de face centrada (CFC). Representam o maior grupo dos aços inoxidáveis, sendo largamente produzido. A adição de elementos austenitizantes, como o níquel, manganês e nitrogênio, expandem o campo no qual a austenita (cfc) está presente e aumentam sua estabilidade a baixas temperaturas. A...
tracking img