Soldagem Aluminot Rmica

896 palavras 4 páginas
SOLDAGEM
ALUMINOTÉRMICA

Definição
 O processo de soldagem aluminotérmico é basicamente,uma reação do alumínio com um óxido metálico, resultando no metal desejado e óxido de alumínio, com liberação de calor que provoca a fusão do metal.
 Esse processo irá produzir coalescência (união) de metais, pelo aquecimento dos mesmos.
 Normalmente é utilizado em aplicações bastante específicas, onde outros processos de soldagem não apresentam flexibilidade e condições adequadas para a realização no campo.

Como surgiu?


No final do século dezenove, o químico Hans Goldschmidt descobriu que a reação exotérmica entre o pó de alumínio e um óxido metálico poderia ser iniciada por uma fonte externa de calor. Devido a grande quantidade de calor gerada no processo, esta reação pode ser auto sustentada, e pode ser com ou sem pressão. Para aplicações em soldagem, o metal de enchimento é obtido do metal líquido que se forma na reação química.



Este processo foi patenteado sob a denominação (classe 075 e subclasse
959) “Thermit” (também conhecida como “Thermite ”) pela empresa
Goldschmidt AG (West Germany) (Orgotheus Inc., USA).

FUNDAMENTOS DO PROCESSO
ALUMINOTÉRMICO
O processo de soldagem Aluminotérmico é baseado na reação química entre materiais ferrosos, ou não ferrosos, com o alumínio.

A reação química que ocorre é a seguinte:
- Óxido metálico + alumínio

metal + óxido de alumínio + calor

A reação mais utilizada é:
- 3Fe3O4 + 8Al

9Fe + 4Al2O3 + 3350 kcal (3100OC)

PROCESSO ALUMINOTÉRMICO
Para iniciar à reação química, utilizar-se uma tocha de magnésio com percloreto de amônia como oxidante, ou utilizar a chama de um maçarico. O óxido de ferro “perde seu oxigênio” para o alumínio e a reação que se segue é muito violenta e rápida, deixando o ferro fundido na base do cadinho e o óxido de alumínio na parte superior. A reação exotérmica requer cerca de
20 a 30 segundos para se efetivar, independente da quantidade de produtos químicos envolvidos.

PROCESSO ALUMINOTÉRMICO

Relacionados