Solda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERMACHINERY COMÉRCIO LTDA.
FUNDAMENTOS DA SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA
Introdução__________________________________________________

__
O processo de soldagem consiste em unir dois ou mais peças de metal através da aplicação de calor e pressão.

O processo de soldagem por resistência compreende um ramo da arte de soldagem no qual o calor de soldagem necessário ao processo é gerado pelaresistência oferecida pelas partes a serem soldadas à passagem da corrente elétrica. Este fato torna este processo diferente dos demais já que nenhum material externo, como fluidos ou arames é utilizado. Portanto, a metalografia da solda não é complicada de se observar uma vez que não ocorre adição de material externo. Além disso, o processo de soldagem por resistência difere dos processos desoldagem por fusão ao utilizar força mecânica para forjar e unir as peças. O efeito da força é refinar a estrutura dos grãos, produzindo, desta forma, uma solda com propriedades físicas, na maioria dos casos, iguais ao metal de origem e em alguns outros casos com qualidade até mesmo superior.

Os equipamentos de soldagem por resistência bem como seu modo de funcionamento normalmente se mostrammisteriosos a um leigo quando este acompanha a realização de soldas com qualidade de forma rápida e eficaz. As mesmas características podem fazer com que os iniciantes acreditem em um processo mais simples ou geralmente mais aplicável do que normalmente se apresenta. O objetivo desta parte introdutória é revisar os conceitos fundamentais do processo e discutir alguns detalhes considerados básicos.Soldagem é realmente um processo metalúrgico. Ferro comum é descrito como cristais de ferrita em suspensão de composição variável em uma matriz contendo suas próprias impurezas e é esta matriz que aumenta a resistência elétrica de todos os metais, fato este de extrema importância na soldagem por resistência elétrica.

Processos de soldagem por resistência_____________________

A figura 1.1ilustra, na forma de um gráfico, os processos de soldagem por resistência e suas relações. Observa-se a partir deste esquema que a tema geral de soldagem por resistência pode ser dividido em 2 classificações gerais de acordo com o método utilizado para unir as peças. (As mesmas classificações podem ser aplicadas a outros processos de soldagem).

Figura 1.1 – Processos de soldagem por resistênciaSoldagem por sobreposição. Este é um método pelo qual os eletrodos conduzem a corrente de soldagem e ao mesmo tempo aplica-se a força de soldagem. Este método inclui não apenas qualquer tipo de junta sobreposta mas também qualquer junta em chapas, placas, barras, cujo processo de soldagem efetuado não se faz pelo conjunto extremidade – extremidade.

Soldagem por resistência. Soldagem porresistência é o processo mais utilizado para se unir juntas sobrepostas e é executado com eletrodos com forma e tamanhos definidos. Eles não se movimentam durante o processo de soldagem, mantendo-se fixos aos braços da máquina.

Soldagem por projeção. Ao se promover projeções em uma ou ambas as peças, o caminho da corrente é localizado nestas projeções, permitindo, desta forma, o uso de eletrodosplanos.

Soldagem pulsada. Normalmente uma solda a ponto ou por projeção é efetuada pela simples aplicação ou pulso de corrente. Se, entretanto, o fluxo de corrente for interrompido e reaplicado uma ou mais vezes sem liberação da força do eletrodo, caracteriza-se uma solda pulsada.

Soldagem por costura. Soldagem por costura é muito similar à soldagem a ponto, embora os eletrodos utilizados semovimentem quando a solda está sendo executada.

Soldagem por costura intermitente. Caso corrente interrompida seja utilizada – independentemente se o discos giram continuamente ou intermitentemente – e se o tempo for de forma a não sobrepor as soldas, caracteriza-se uma solda por costura intermitente.
Soldagem de topo. Soldagem de topo é aquele método na qual a solda é efetuada através da...
tracking img