solcialismo seculo XX

826 palavras 4 páginas
.O capítulo 16 resposta claudio Alves chama-se ''A crise da razão" porque trata das questões epistemológicas doséculo XX, anuncia das desde Hume e sobre tudo no final do século XIX: o que diversas correntes de pensamento colocam em xeque é o poder da razão de conhecer, o que provoca a crise das ubjetividade.
2.

Para Kierkegaard, aexperiência religiosa constitui um estágio superior da vida espiritual: a fé é superior à razão,porque esta é incapaz de solucionar as contradições e os paradoxos da existência humana.

3.

A teoria do conhecimento, herdada dês de a modernidade enveredou pela contradição entre as tendências racionalista se empiristas. A fenomenologia, como conceito de intencionalidade,pretende superar esse impasse, indicando que não há pura consciência, mas toda consciência é intencional porque sempre visa a algo fora desi Do mesmo modo, não hão bjeto em si, como pensávamos empiristas, porque todo objeto é sempre para um sujeito que lhe dá significado.

4.

O
Giro linguístico (ouvira da linguística) representa a mudança de em foque realiza da pelos filósofos da lingua-gem ,tais como os da filosofia analítica (Gottlo bFrege,BertrandRussell,LudwigWittgenstein)eospositivis-tas lógicos do Círculo de Viena (MoritzS chlick,OttoNeuratheRudolphCarnap)
.Esses filósofo mantêm inúmeras divergência entresi, mas de maneira geral os problemas filosóficos deveriam ser tratados por meio da análiselógica da linguagem .Para Wittgenstein, a filosofia tem uma função de clarificação por meio da linguagem, e na sua segunda fase, explicita os chamados jogos de linguagem, que indica mas regras de uso das expressões linguísticas

5.
Nietzsche é conhecido como um dos "mestres da suspeita ",ao afirmar que as verdades absolutas escondem significados que foram recalcados e ,por isso ,perdem o valor,"não são mais moedas". Nietzsche foi um dos pioneiros ,com a crítica a o conceito tradicional de verdade como explicação da realidade. Cabe à filosofia

Relacionados