Solaris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional Solares

Ândrio Ferreira de Araújo Campos, Caio Cesar da Cas Broca e Felipe Trindade Prestes
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Rua Gomes Carneiro 1 – CEP 96010-610 – Pelotas – RS – Brasil
Curso de Ciência da Computação
afdacampos@inf.ufpel.edu.br, ccdcbroca@inf.ufpel.edu.br, ftprestes@inf.ufpel.edu.br
Resumo. Este artigo descreve algumas das características dosistema operacional Solaris, desenvolvido pela Sun Microsystems pertencente a Oracle, tal como: Histórico, desenvolvimento, gerência de memória, sistema de arquivos e aplicações.


1. Histórico

O sistema operacional Solaris foi desenvolvido pela Sun Microsystems,
baseado nos sistemas UNIX. A Sun foi fundada em 1982 e já em 1992 surge a primeira versão do solaris, batizado de SunOS5.x. Atualmente encontra-se na versão 11, lançado mundialmente no dia 15 de novembro de 2011.
O SOLARIS é um sistema operacional voltado para grandes empresas, como Empresas Aéreas e Comerciais. O próprio Banco do Brasil faz uso desse poderoso SO, por ser de custo elevadíssimo, só as grandes empresas ousam utlizá-lo.
Sistemas que rodam Solaris são projetados para ficarem ligados continuamente,contudo, você pode parar, reiniciar e as vezes
desligar o sistema para executar tarefas de manutenção como: instalar uma nova versão do sistema operacional, desligar um sistema em antecipação a queda de energia e/ou adicionar ou remover hardwares.

2.Desenvolvimento

3.Gerência de Memória

  Cabe ao kernel do SOLARIS (núcleo do sistema que conecta o software do aplicativo ao hardware deum computador) a responsabilidade pelas diversas funções de gerência de memória, como controlar partes da memória em uso e que partes ociosas, ou seja, partes da memória que não estejam alocando processos quando eles necessitarem, além é claro de desalocar os processos quando eles terminarem, e gerenciar a troca entre a memória principal e o “swap” (área de troca) quando a memória principal é muitopequena para armazenar todos os processos.
     Em sistemas de tempo compartilhado, o gerenciador de memória é responsável pela suspensão e retomada de um processo em intervalos de tempos distintos. Na espera pela execução, os processos ficam na memória até que seja identificado o processo ativo que, a partir desse momento, terá sua execução retomada. O gerenciador também reconhece os processosque estão em estado de espera por entrada/saída para que estes não sejam incluídos na partilha de tempo de execução.
O escalonamento de memória do SOLARIS define as prioridades dos processos, cujo cálculo é referente ao tempo de execução acumulado. Os processos que em execução acumularam muito tempo terão prioridade menor que processos que ainda não foram executados.
No SOLARIS, alémdo swapping – técnica que seleciona alguns processos para retirar da memória caso esta esteja cheia, é implementada a gerência de memória virtual com paginação por demanda. Nesse esquema, páginas do processo são trazidas do disco para a memória somente quando são referenciadas.
Periodicamente o sistema é ativado para verificar se a quantidade de páginas livres é insuficiente. Nesse caso, o sistema inicia otrabalho de liberação de páginas para recompor a lista de páginas livres.
Quando necessário, o SOLARIS usa o algoritmo de procura circular para a liberação de páginas. Inicialmente todas as páginas estão marcadas como não utilizadas (bit de acesso igual a zero). Sempre que uma página é referenciada, o seu bit de acesso é ligado (igual a um). De tempos em tempos o sistema varre a lista de páginas,verificando o bit de acesso de cada uma. As páginas que não foram utilizadas são liberadas para lista de páginas livres. No caso de páginas contendo dados, sistema verifica também se a página foi modificada, para neste caso gravá-la em disco.

4. Sistema de Arquivos

   O sistema de arquivos do SOLARIS é baseado em uma estrutura de diretórios em árvore, não existindo dependência entre a...
tracking img