Soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são então essas 5 forças?

- Concorrentes: Aqui são analisados os concorrentes diretos no mercado em que a empresa atua e a intensidade dessa concorrência. Qual é a estratégia dosconcorrentes em relação a preços, qualidade, atendimento, investimentos, crescimento, inovação? É um mercado super disputado, agressivo, com todo mundo tentando matar o outro, ou é mais ‘papai mamãe’,acomodado, onde todos se respeitam, existe uma divisão informal de espaços, regiões, etc.?

Exemplo: Uma análise do mercado de serviços bancários envolveria necessariamente Itaú x Bradesco x Santander x BB,como têm se comportado, metas, reações, etc.

- Fornecedores: Aqui analisamos o poder de barganha dos fornecedores. A empresa sendo analisada é refém de seus fornecedores ou tem alternativas? Osfornecedores são maiores ou menores do que ela? Os fornecedores dependem dela ou também têm outras opções? Como fornecedores também podemos incluir mão de obra, o que deixa a análise ainda maisinteressante.

Exemplo: TAM e Gol, que dependem de apenas um único fornecedor de querosene para aviação. Construtoras, que estão com escassez de mão de obra qualificada tanto na ponta de construção(pedreiros) quanto na ponta de venda (corretores).

- Clientes: Neste item analisamos o poder de barganha dos clientes. A empresa sendo analisado é refém de algum cliente em especial ou de algum grupo declientes? Os clientes são maiores ou menores do que ela? Os clientes dependem dela ou têm outras opções? A empresa atua em vários nichos de mercado ou depende de um grande setor/segmento?Exemplo: Confab e Lupatech. Maior cliente: Petrobrás. Se a Petrobrás espirra, elas ficam gripadas também. Por mais que tentem diversificar, quantas opções de verdade têm? Mais ainda: estão procurando ativamentediversificar? (No exemplo dado, acima, a resposta seria ‘sim’, mas por enquanto com sucesso moderado).

- Substitutos: Existe propensão dos clientes trocarem os produtos/serviços da empresa por...
tracking img