Soja projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A soja é considerada a mais importante oleaginosa do mundo, empregada para consumo animal e na alimentação humana, com consumo in natura ou em produtos derivados. No Brasil, a soja é a principal cultura em área e produção de grãos, situando o país como o segundo maior produtor mundial e primeiro país exportador, constituindo-se em importante fonte de renda para os produtores e deformação divisas para o país. A produção nacional, estimada é de 67,8 milhões de toneladas na safra de 2011/2012. O estado de Goiás contribuiu com uma produtividade de 8,2 milhões de toneladas (CONAB, 2012).
As plantas daninhas constituem um dos principais componentes bióticos do agroecossistema da soja e, quando não manejadas, afetam negativamente o desenvolvimento da cultura, geralmentecausando redução na produtividade de grãos (Lamego et al., 2004). Além disso, competem com a cultura pelos recursos do meio, principalmente água, luz e nutrientes, liberando substâncias alelopáticas prejudiciais, atuando como hospedeiras de pragas e doenças comuns à cultura e interferindo nas práticas de colheita (PITELLI, 1985).
A cultura da soja é alvo de intensa atividade de pesquisa dirigida áobtenção de informações que possibilitem aumentos na produtividade e redução nos custos de produção. Isso tem exigido a constante reformulação e adaptação de tecnologias, como o manejo de herbicida glyphosate, aplicado via foliar sobre a cultura da soja RoundupReady (RR) (ALBRECHT et al., 2011).
O Glifosato é um herbicida pós-emergente pertencente ao grupo químico das glicinas substituídas,classificado como não-seletivo e de ação sistêmica. Apresenta largo espectro de ação, o que possibilita um excelente controle de plantas daninhas anuais ou perenes, tanto de folhas largas como estreitas (GALLI e MONTEZUMA, 2005).
O glyphosate pode causar estresse, mesmo em plantas de soja RR, para as quais é seletivo, ou seja, não possui ação herbicida, mas pode gerar efeito fitotóxico, afetar aeficiência no uso da água, a fotossíntese e o balanço nutricional (ZOBIOLE et al., 2010).
O trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de fitotoxidade em soja RR em casa de vegetação tratada com três formulações de Glifosato e cinco dosagens, sob aspectos de produção de matéria verde e seca da raiz e parte aérea, assim como altura da planta, número de folhas e comprimento de raízes.


REVISÃOBIBLIOGRÁFICA


A soja resistente ao herbicida glifosato é uma das maiores aplicações da engenharia genética na agricultura, pois representa uma nova alternativa no controle pós-emergente de plantas invasoras, a partir do uso de um herbicida de ação total (PADGETTEET al., 1995). A soja transgênica possibilita o uso do glifosato em pós-semeadura, que facilita o manejo das plantas daninhas, reduzdespesas com tratos culturais e diminui impactos ao meio ambiente
No Brasil, o plantio foi legalmente autorizado em setembro de 2003, pela Medida Provisória n° 131, que no mesmo ano foi convertida na Lei n° 10.184, de 15 de dezembro de 2003. No entanto, a liberação para cultivo e comercialização gerou e ainda gera polêmica. Poucos estudos sobre os efeitos do glyphosate sobre variedades RR cultivadasno Brasil foram desenvolvidos. Há desta forma, uma lacuna de conhecimento a respeito do comportamento destas variedades em relação ao glyphosate.
A expansão do plantio direto e, mais recentemente, os avanços biotecnológicos que permitiram a comercialização de variedades geneticamente modificadas, tolerantes a este herbicida, como a soja, causaram o aumento do uso de herbicidas à base de glifosatonos agrossistemas, elevando assim a presença dessa molécula no ambiente, especialmente no solo (SIQUEIRA et al., 2004).
O glifosato é um herbicida não seletivo, pós-emergente e de ação sistêmica, com elevada amplitude de utilização, em razão de sua alta eficiência, baixa toxicidade a animais e ao meio ambiente, destacando-se entre os de maior volume comercializado no mundo (COX, 2000)....
tracking img