sofuia

2926 palavras 12 páginas
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERED – GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 15ª SDR
CEDUP – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFESSORA: MARIA SELMA KONFLANZ DATA: _______/ ______ / ______
ALUNO: ___________________________________________ TURMA: ______­­­­­­­_____________ TURNO: ____

CARBOIDRATOS ou GLICÍDIOS

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: - Fonte de energia; - Reserva de energia; - Estrutural;
O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.
Os carboidratos são substâncias orgânicas, também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros= água).
Os açúcares, como a glicose, a frutose e a sacarose são os carboidratos mais conhecidos. Mas também existem carboidratos de moléculas muito grandes (macromoléculas) como a celulose e o amido. Os alimentos ricos em carboidratos produzem a energia necessária para o funcionamento do organismo de quase todos os seres vivos.
É com a energia obtida dos carboidratos que temos força para trabalhar, correr, andar e também namorar, etc. A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por

Relacionados