Softwares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este estudo apresentará de forma geral o assunto acerca do software livre, mais concretamente a respeito de conceitos, definições, vantagens e desvantagens, entre outros subtemas, como: BrOffice e sistema operacional Linux.
O objetivo como foco principal deste trabalho é esclarecer todos aspectos de cada instrução do software a ser interpretada por uma máquina.
Está pesquisa estáorganizada em nove tópicos/capítulos. No tópico 1 será definido o software; no tópico 2 vamos abordar o conceito de software livre, código-fonte aberto; no 3 será descrito as vantagens e desvantagens na utilização de software livre; no capítulo 4 será fundamentado o projeto do GNU/Linux; no 5 vamos descrever os tipos de licenças relacionadas ao software livre; no capítulo 6 serão citados osnegócios e mercado de trabalho com a utilização do software livre; no 7 faremos uma análise da utilização de software com código fonte aberto no mundo corporativo; no capítulo 8 será definido e conceituado o sistema operacional Linux; já no 9 vamos introduzir os fundamentos dos aplicativos computacionais BrOffice.
E por fim, a metodologia utilizada na realização deste levantamento foi a pesquisabibliográfica e informações adquiridas em sala de aula.


















DESENVOLVIMENTO
1. Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.
Em um computador, o software é classificado como a parte lógicacuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dispositivos de entrada e saída. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.
O termo inglês “software” foi usado pela primeira vez em1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo “bit” para designar “dígito binário”.
2. Software livre: Software livre designa qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conformeas suas necessidades. A liberdade de usar um software livre abrange qualquer tipo de pessoa ou organização, em qualquer sistema computacional, ou em qualquer tipo de trabalho, não sendo necessário comunicar o uso a nenhuma entidade específica.
Código-fonte Aberto: O Código aberto não significa apenas acesso a fonte. Os termos de distribuição de um programa em código aberto precisam estar emconformidade com alguns critérios. Redistribuição Livre, a licença não deve restringir nenhuma parte de vender ou oferecer o software como um componente de uma distribuição de software agregado contendo programas de várias fontes diferentes. Código Fonte, o programa deve incluir o código fonte e permitir a distribuição tanto na forma de código fonte quanto na forma compilada. Quando alguma forma de umproduto não é distribuída com o código fonte, deve existir um meio amplamente divulgado de obter por download, sem qualquer custo, pela Internet. O código fonte deve ser a forma preferencial com a qual um programador modificaria o programa. Código fonte deliberadamente ofuscado não é permitido.
3. Entende-se por Software Livre como qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado,estudado, modificado e redistribuído sem nenhum tipo de restrição.
Tanto no mundo acadêmico quanto no profissional deve-se ponderar a respeito dos pontos positivos e negativos do aumento da utilização do Software Livre. Pensando-se em vantagens, pode-se citar o baixo custo, flexibilidade na configuração do ambiente, incentivo ao desenvolvimento tecnológico do país e na maior segurança dos...