Softwares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Trabalho de Sistemas Operacionais

Aluna: Suelem Estefany S. da Costa
Curso: Tecnologia em Sistemas de Informação
Turno: Noturno
Período: 2º semestre
Professor: Louzada

Softwares Aplicativos x Aplicativos Utilitários

Os Softwares aplicativos são programas que cumprem alguma finalidade especifica para determinados grupos de pessoasou interesses individuais. Uma empresa, por exemplo, poderá criar um software para controlar o número de empregados, seus endereços, etc. Existem vários tipos de softwares aplicativos:
Software corporativo, software proprietário, software padronizado, software aplicativo pessoal, suíte de aplicativos, software aplicativo para trabalho em grupo e ERP – Enterprise Resource Planning. Algunsexemplos de Softwares Aplicativos são editores de texto, gráficos, planilhas e gerenciadores de banco de dados.
Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Sua utilização normalmente depende de licenças pagas, no caso da plataforma Windows, mas existem vários utilitários livres. Podemos incluir nos utilitários programas para compactação de dados, aumento dedesempenho de máquinas, Overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, antivírus etc... ou seja, programas que auxiliam nas diversas tarefas ligadas ao gerenciamento, monitoramento ou otimização e manutenção do computador ou rede de computadores.

Software Livre
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pelaFree SoftwareFoundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de liberdade para os usuários do software, definidaspela Free Software Foundation. Veja abaixo uma explicação sobre as 4 liberdades, baseada no texto em português da Definição de Software Livre publicada pela FSF:
As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são:
* A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
* A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades(liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
* A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
* A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Um programa ésoftware livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão, uma vez que esteja de posse do programa.GNU/Linux
Linux é um sistema operativo: uma série de programas que o deixam interagir com o seu computador e correr outros programas.
O seu sistema operativo consiste em vários programas fundamentais que são necessários ao seu computador de modo a que possa comunicar e receber instruções dos utilizadores; ler e escrever dados em discos rígidos, tapes, e impressoras; controlar a utilização damemória; e correr outro software. A parte mais importante de um sistema operativo é o kernel. Num sistema GNU/Linux, o componente do kernel é o Linux. O resto do sistema consiste noutros programas, muitos dos quais escritos por ou para o GNU Project. Como o kernel sozinho não forma um sistema operativo utilizável, nós preferimos utilizar o termo “GNU/Linux” para nos referirmos aos sistemas a que...
tracking img