Softwares livres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS – ESBAM
GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SOFTWARE LIVRE NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

ANATALIMAR MAURICIO DE LEMOS
GARDENIA GOMES
PETERSON MARCELO NASCIMENTO ALVES
RAILSON DE JESUS OLIVEIRA

MANAUS - AMAZONAS
MAIO / 2011
ANATALIMAR MAURICIO DE LEMOS
GARDENIA YASMIM
PETERSON MARCELO NASCIMENTO ALVES
RAILSON DE JESUS OLIVEIRA

SOFTWARE LIVRE NASORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Trabalho apresentando com finalidade de obtenção de nota na Disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico, ministrado pela Prof.ª Dra. Aline Rondon, da Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM.

MANAUS - AMAZONAS
MAIO / 2011
1 INTRODUÇÃO

Muito tem se falado atualmente sobre a adoção de software livre em organizações públicas e privadas. Assim como se discutesobre sua real efetividade e diminuição de custos. Em um cenário de baixa informatização, inconstância nos investimentos e a quase ausência de planejamento formalizado, as organizações públicas configuram um ambiente ideal para a adoção de software livre. A utilização de softwares de código aberto se mostra como uma alternativa economicamente viável. Porém, existem muitas controvérsias entre osprofissionais de tecnologia da informação acerca das vantagens e desvantagens desse novo modelo.
O uso do software livre segundo os especialistas da área é uma alternativa para a redução da exclusão digital, é viável em equipamentos obsoletos, confere liberdade de alteração que facilita a criação de modelos de fácil administração e é uma opção segura em longo prazo. Contudo, existe uma corrente depensadores contra que põe em cheque a qualidade dos aplicativos livres e enfatizam a ausência de uma figura empresarial única e exclusiva para propor soluções. Porém, os argumentos da corrente contra a adoção de software livre vêm perdendo força, visto que já existem portais específicos para a distribuição de aplicativos e a cultura de software livre vem sendo disseminada nas universidades dopaís. Além disso, já existem diversos projetos de lei de incentivo ao uso do software livre. O Governo Federal reconhece sua importância estratégica e não reconhece mais a migração para o Software Livre como opção, e sim como decisão do governo.
Diversas organizações públicas vêm implantando com sucesso esse novo modelo. O fator de maior relevância acaba sendo a redução de custos. A substituição desoftware proprietário para o software livre reduz o pagamento de royalties ao exterior e exclui os custos destinados exclusivamente a propriedade, que podem ser revertidos em melhorias em infra-estrutura de TI ou em serviços.
O desenvolvimento acelerado do novo modelo, cada vez mais presente no serviço público, ainda encontra impedimentos que podem afetar os resultados trazidos pelo novo modelo. Asbarreiras impostas pelos servidores públicos, avessos as mudanças, podem interferir no processo de migração, outro fator preocupante consta na gestão baseada em velhos modelos e na intensa burocratização que ainda assola diversas organizações públicas, dificultando as ações de mudança em TI.
2 JUSTIFICATIVA

Analisando o papel estratégico do software Livre no serviço público, impedimentos esoluções para essa nova tendência. Tratado como prioridade no Governo Federal, que incentiva a sua utilização imediata. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram considerando trabalhos científicos que tratam do tema, bem como a consulta de informações nos portais de órgãos governamentais e principalmente no Portal do Software Livre, que Constatou que a adoção do Software Livre é uma alternativaviável para que as organizações públicas invistam na área de Tecnologia da Informação e, com isso consigam obter melhores resultados para a sociedade a um custo baixo.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Verificar a adequação do ambiente organizacional público brasileiro com a adoção de software livre, analisando exemplos reais no setor público brasileiro, e as recentes medidas tomadas pelo...
tracking img