Softwares educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: QUALIDADE


DE SOFTWARE EDUCATIVO





Cascavel em 01/04/, Abril 2012-04-02.
Jadson Carneiro de Matos






INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: QUALIDADE


DE SOFTWARE EDUCATIVO




Analise e Desenvolvimento de Sistema




Professor: (a) Silvia Sampaio

Cascavel Ceará, abril de 2012-04-02.





















RESUMO



Um grande esforço está sendo despendido naatualidade para levar as vantagens e os recursos da informática ao ensino de todos os níveis. Nesse âmbito, o uso de software educativo proporciona o aprendizado através da interação aluno-máquina, sendo imprescindível a adequada importância de diversos fatores necessários para esses atingirem os objetivos educacionais. Este trabalho tem como finalidade abordar o uso, a importância e principalmente aqualidade do software educacional, pesquisando, classificando, avaliando e comparando estes softwares.




Palavras-chave: Informática na Educação. Software Educativo. Qualidade de Software Educativo. Avaliação de Software Educativo.


















SUMÁRIO


MOTIVAÇÃO..........................................................................................................................4OBJETIVOS ..............................................................................................................................8


METODOLOGIA ......................................................................................................................9
































MOTIVAÇÃO


O software educativo é uma categoria de programas com grande crescimento eaplicação no mercado atual. A multimídia, as redes de comunicações, a queda dos preços do hardware e do software tem contribuído para o aumento do uso do computador em casa e na escola como ferramenta instrucional e lúdica. A educação é uma justificativa importante para a aquisição de computadores pelos pais e pelas escolas, onde os professores cada vez mais estão descobrindo as vantagens de usar esses noprocesso de ensino.

“O brasileiro começou a achar que o computador não era coisa apenas para empresas a partir do final de 1992, com a abertura do mercado para importações. E 1995 foi o ano do descobrimento do computador pessoal no país. As escolas foram identificadas como um mercado pelas empresas de informática e elas vem sendo inundadas com as novas tecnologias”. (VEJA, 1995,p.18).

O desenvolvimento de software educativo é uma área em constante expansão, pois cada vez mais o computador está presente no ensino e nos lares[1].

Conforme Lucena (1992) deve ser considerada como software educacional todo aquele que possa ser usado para algum objetivo educacional, por professores e alunos, qualquer que seja a natureza ou finalidade para a qual tenha sidocriado.

De acordo com Oliveira (2001), software educativo (SE) ou programa educativo por computador (PEC), é uma classe de software educacional cujo objetivo é o de favorecer os processos de ensino-aprendizagem. O que diferencia o SE de outras classes educacionais de software educacional é o fato de ser desenvolvido com a finalidade de levar o aluno a construir determinado conhecimentorelativo a um conteúdo didático.

Entretanto, uma das dificuldades que os educadores enfrentam é selecionar, entre os diferentes softwares disponíveis no mercado, aqueles que serão mais adequados para os seus objetivos educacionais e para seus alunos. O uso adequado de software educativo no ensino pode ser responsável por desenvolver variáveis importantes como: a habilidade de resolver problemase a habilidade de investigação. Pode ser um novo e fascinante veículo de expansão do pensamento e da criatividade. Para tanto, deve-se criar um ambiente onde (Oliveira, 2001):

- o processo de ensino-aprendizagem seja um processo dinâmico e ativo;

- o próprio aluno seja o construtor do seu conhecimento;

- o professor seja o facilitador do processo de aquisição do...
tracking img