Softwares comerciais x livres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 Justificativa
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de demonstrar a importância
de ter o conhecimento necessário para que a escolha certa de um software
possa interferir diretamente na fácil realização de um trabalho.

1.2 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Este trabalho tem como objetivo geral mostrar os demais softwares
com asmais variadas funções afim de facilitar a realização de um serviço
1.3.2 Objetivos específicos
Temos como objetivo especifico mostrar softwares, tanto pagos como softwares livres mais que desempenham a mesma função explicitando as vantagens e desvantagens de cada um.



2.SOFTWARES COMERCIAIS X SOFTWARES LIVRES

2.1 Softwares Comerciais
Software Comercial é um softwaredesenvolvido por uma empresa com o objetivo de se obter lucro com sua venda, sendo todo aquele que necessita que o usuário compre seus direitos de usá-lo, não podendo ser utilizado sem essa compra. Tem seus direitos e deveres do usuário e desenvolvedor estabelecidos em contrato ou licença de compra. Não podendo ser redistribuído e nem modificado, além de o usuário não receber seu código fonte de seudesenvolvimento.

2.2 Software Livre
Software Livre, segundo a definição da Free Software Fundation, são todos os softwares (gratuitos ou não), cujo usuário pode usar, copiar, redistribuir, estudar e modificar. Sendo que seu código fonte está disponível ao usuário juntamente com o software. Normalmente limitam ou excluem a possibilidade de o usuário modificá-lo e “fechá-lo”, garantindo que umsoftware livre mantenha-se livre e que sua base de funcionamento não seja utilizada para o desenvolvimento de outro software, e faz com que todos os recebam e tenham os mesmos direitos ao adquirem este tipo de software.

3. EXEMPLOS DE SOFTWARES COMERCIAIS E SOFTWARES LIVRE QUE DESEMPENHAM A MESMA FUNÇÃO


3.1 WinRar
Nome do programa : WinRar
Fabricante ou criador : Rar Labs
Custo: US$ 29,00(vinte e nove dólares)
3.1.1 Descrição
O WinRar é um compactador e descompactador de arquivos. O programa é rápido e oferece suporte para os mais variados formatos, como o próprio ZIP e CAB, ARJ, LHA (LZH), TAR, GZ, BZ2, ACE, UUE, Java (JAR), ISO9660 (ISO), 7Z e Z (compressão Unix).
Ele tem a capacidade de gerar vários volumes de um mesmo arquivo para CDs e DVDs, métodos de compressãodiferenciados, verifica autenticidade e adiciona registro de recuperação. Possui opção de mover, adicionar, atualizar e sincronizar durante a conversão, salva arquivo de segurança, faz compressão específica para texto, áudio , limpa conteúdo de destino antes de comprimir, modifica horários e salva comentários e informações.
Pode-se configurar os atalhos que aparecem no botão direito e mudar sua aparência.Conta ainda com a opção de recuperação de dados, avisa caso os arquivos estejam corrompidos, faz busca de vírus, suporta arquivos maiores que 4 GB, cria arquivos executáveis para RAR e tem versões em vários idiomas, inclusive o português.

3.1.2 Vantagens
Possibilidade de personalizar a conversão e modo especial para texto e áudio. Além de ser rápido e ocupar pouco espaço em disco rígido.

3.1.3Desvantagens
Há programas gratuitos que fazem o mesmo e com formatos de compressão menor. E que podem ocupar ainda menos espaço em disco.
3.2 UnRar

Nome : UnRar
Fabricante ou criador : Eugene Roshal
Custo : Software Livre

3.2.1 Descrição
UnRar é um software livre para a compactação e descompactação de arquivos de formato .RAR entre outros formatos . É de utilidade básicapara baixar variedades de arquivos compactados, com função semelhante ao WinRar.
O programa possui interface simples e fácil de utilizar, você pode utilizá-lo para extrair, testar e visualizar arquivos compactados. UnRar está disponível em código aberto e pode ser melhorado por novos desenvolvedores
Roda em Ambiente gráfico Gnome, Ambiente gráfico KDE, Ambiente gráfico X11.

3.2.2 Vantagens
Tem...
tracking img