Software e hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HARDWARE

Definições e Utilizações
É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. O termo hardware não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados emequipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal portáteis), entre outros.

Exemplos de hardware
Caixas de som
Cooler ou Dissipador de calor
CPU ou Microprocessador
Dispositivo de armazenamento (CD/DVD/Blu-ray, Disco Rídido (HD), pendrive/cartão de memória)
Estabilizador
Gabinete
Hub ou Concentrador
Impressora
Joystick
Memória RAM
Microfone
Modem
Monitor
MouseNo-Break ou Fonte de alimentação ininterrupta
Placa de captura
Placa sintonizadora de TV
Placa de som
Placa de vídeo
Placa-mãe
Scanner ou Digitalizador
Teclado
Webcam

Periféricos de entrada e saída

PLACA-MÃE
A placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes do microcomputador. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados diretamente àplaca-mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos.

CPU
A Central Processing Unit (Unidade central de processamento, em português) ou o processador é a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elementoprimordial na execução das funções de um computador. Este termo tem sido usado na indústria de computadores pelo menos desde o início dos anos 1960[1]. A forma, desenho e implementação de CPUs têm mudado dramaticamente desde os primeiros exemplos, mas o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.

* Processador
O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado querealiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções.

MEMÓRIAS INTERNAS E EXTERNAS
Depois do processador, temos a memória RAM, usada por ele para armazenar os arquivos e programas que estão sendo executados, como uma espécie de mesa de trabalho. A quantidade de memória RAM disponível temum grande efeito sobre o desempenho, já que sem memória RAM suficiente o sistema passa a usar memória swap, que é muito mais lenta. A principal característica da memória RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o micro. É por isso que ao ligar é necessário sempre refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos doHD para a memória, onde podem ser executados pelo processador. Memória auxiliar é o componente (do computador) responsável por armazenar dados permanentemente. Temos também as memórias auxiliares(hd, cdrom, pendrive, floppy, etc.), elas mantêm os dados guardados mesmo após o desligamento do computador.

*Memória RAM
Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentementeabreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já queoutros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita. Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória...
tracking img