Software livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é software livre?

O conceito de software livre define que temos 4 liberdades básicas: executar o programa para qualquer coisa que desejemos, estudar como o programa funciona (principalmente por meio do seu código fonte), modificá-lo e distribuí-lo livremente.






2. Livre é sinônimo de grátis?

Não. O termo "livre" é relacionado às quatro liberdades citadas acima. Emborao software livre gratuito predomine, softwares livres podem ser comercializados.





3. Quais são as reais diferenças entre software livre e código aberto?

No sentido restrito do termo aberto, um software de código aberto pode ter apenas o código disponibilizado aos usuários, ficando vetadas a modificação e a distribuição do mesmo. O software livre, por sua vez, garante, além daliberdade de visualização do código, a sua execução, modificação e distribuição. Um termo muito comum é o OpenSource, também significando software livre. No entanto, a comunidade que usa esse termo tem um enfoque mais de mercado, enquanto os defensores da filosofia do software livre (free software) consideram valores éticos e o caráter social das licenças livres.




4. Um software livre é dedomínio público, ou vice-versa?

Não. O software de domínio público, apesar de oferecer acessibilidade ao código fonte e uso irrestrito, não é submetido a nenhuma licença. Portanto, é uma modalidade de software que está sujeita à apropriação por pessoas maliciosas. Um sujeito qualquer, por exemplo, poderia se apropriar de um código de domínio público, submetê-lo ao copyright e vetar o acesso aomesmo, como se ele próprio fosse o autor. Um software livre, ao contrário, é submetido a uma licença que oferece as quatro liberdades e protege o programa contra apropriação.





5. O software livre resguarda direitos autorais?

Sim. Para que um software permaneça livre, primeiramente o autor deve submetê-lo ao copyright, resguardando seus direitos. Por fim, são adicionados termos de uso e dedistribuição que permitem a execução, o estudo, a modificação e a redistribuição do código – ou programas derivados deste.





6. Se uma empresa desenvolvedora de software proprietário optasse por liberar gratuitamente o seu software (por exemplo, você poderia entrar no site da empresa e baixar o programa), isso o tornaria livre?

Não. O fato de ser gratuito não significa que umsoftware seja livre. Para torná-lo livre, seria necessário submetê-lo a alguma licença de software livre.





7. Qual a diferença entre código fonte e licença?

Código fonte é o programa escrito em linguagem de programação, o qual gera o programa executável. A licença é um contrato que assinamos para utilizar o software. O termo da licença geralmente está dentro do programa ou vem junto comele, e, muita vezes, é apresentado para você concordar com o mesmo antes de instalar o software.





8. O que é código fonte?

Vamos usar, como metáfora, um refrigerante qualquer. A fórmula do refrigerante é o código fonte. Já o refrigerante em si é código executável, ou seja, o produto final que consumimos. O equivalente ao refrigerante ser livre seria liberar sua fórmula, escrevê-la nagarrafa e dar permissão para estudá-la, distribuí-la e modificá-la, sem restrição.







9. Seria interessante a liberação do código fonte? Isso não parece algo dramático?

A princípio a idéia de liberar o código fonte pode assustar, pois ela soa como a "entrega do pote de ouro". Porém, uma possibilidade interessante descortina-se ao liberar o acesso a um determinado código. Atualmente,grupos desenvolvedores de software têm contado com o apoio da comunidade para melhorar seus programas, em função da abertura dos mesmos. Até pessoas que oficialmente não fazem parte de comunidades de desenvolvedores podem apontar possíveis erros ou falhas de segurança que comprometem diretamente os sistemas. O "espírito colaborativo" é a marca registrada no universo do software livre. Empresas...
tracking img