Software livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Avaliação a Distância

Disciplina: Software Livre
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Professor: Silvana Madeira Alves dal Bó
Nome do aluno
Data: 19/02/2013



Orientações:
• Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
• Entregue a atividade no prazo estipulado.
• Esta atividade é obrigatóriae fará parte da sua média final.
• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).












Questão 1
Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir: (3,0 pontos)

* Distribuições de Código Aberto (BSD);
* Distribuições de Código Aberto (GPL);

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:
¬ Para cada assunto, selecioneum texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;
¬ Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);
¬Essas sínteses juntas devem apresentar as principais características, vantagens e aplicações das distribuições (sistemas operacionais) de códigos abertos.

GNU General Public License

A GPL é uma licença para distribuição de software livre, e sua principal característica é exigir que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sobre a GPL. Sendo assim não é possívelutilizarmos o código protegido pela GPL em códigos proprietários, com fins comerciais, ou sem que os aperfeiçoamentos e/ou melhorias estejam protegidos por ela também.
É possível incorporar códigos protegidos por outras licenças como a BSD em códigos protegidos pela GPL, desde que o produto final siga a GPL também. De certa forma, pode-se considerar que a GPL é "interesseira", mas seria um interesse"benéfico", no sentido de que é interessante para a comunidade GPL manter os trabalhos derivados sobre a GPL também.
Em termos gerais a GPL segue 4 liberdades, sendo indispensável o acesso ao código fonte para cumprir a maioria das liberdades. A licença não possui nenhuma tradução aceita, estando disponível apenas em inglês, isso porque teme-se que algum erro de tradução possa alterar o sentidoda proposta. Todo o software protegido pela GPL pode ser distribuído e executado por qualquer um, para qualquer finalidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License

Licença BSD

A licença originalmente foi criada para sistemas BSD, mas atualmente é amplamente utilizada. Possui poucas restrições quando comparada a outros tipos de licenças, como por exemplo a GPL, pode-seafirmar que os softwares protegidos por essa licença são praticamente de domínio publico.
A principal, e mais importante diferença entre a licença BSD e a GPL é que a licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária. Grandes empresas já se aproveitaram decodigos protegidos pela BSD, tais como MAC OS X e a pilha IP do Windows.
Nesse contexto não é possivel incorporarmos nenhum codigo protegido pela GPL em softwares protegidos pela BSD, mas o oposto sim. Na versão original existia uma clausula que exigia que no codigo protegido pela BSD fossem dados creditos a "University of California, Berkeley and its contributors" mas foi muito contestada ecriticada pelos desenvolvedores e usuários.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7a_BSD

Questão 2
Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, responda as seguintes questões (justifique cada uma das respostas para as questões a seguir com base no conteúdo estudado nessa disciplina):

a) Qual o custo estimado com licenças para realizar a instalação de servidores e estações de...
tracking img