software livre e propreietário

1303 palavras 6 páginas
Itrodução
Para permitir a utilização de computadores, diversos softwares são criados e utilizados. A indústria de software teve seu marco na década de 1980,após o desenvolvimento dos programas da Microsoft,que incluem o sistema operacional e programas que aceleram e aperfeiçoam os trabalhos desenvolvidos nas organizações. Esses softwares surgiram associados ao processo evolutivo dos processadores, que, a cada nova versão estrutural,se tornam mais poderosos, possibilitando aos usuários a execução de programas bem mais exigentes em termos de volume de informações e complexidade de processamentos.

Software livre

O software livre foi criado por Richard Stallman, no final dos anos 80.Software livre se refere ao conjunto de instruções (programas) que executam uma função, ou seja, que controlam o funcionamento de um computador. É uma linguagem computacional para a qual existe uma máquina (computador) capaz de interpretá-la.
(PRESSMAN, 2006). O softwares nos oferecem a liberdade de executá-los, copiá-los, distribuí-los, estuda-los, modifica-los e aperfeiçoa-los. Um programa é software livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto, deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar.
Deve também ter a liberdade de fazer modificações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se você publicar as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial.
A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.
Para que a liberdade de fazer modificações, e de publicar versões aperfeiçoadas,

Relacionados