Software livre e as redes sociais: um estudo da aplicação de softwares livres nas redes sociais web.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Software Livre e as Redes Sociais: Um estudo da aplicação de softwares livres nas redes sociais web.

Resumo: Este ensaio estuda a utilização de software livre no desenvolvimento e manutenção das redes sociais via web. Para tal, foram analisadas as tecnologias usadas nas três redes sociais com maior número de usuários ativos. Foi observado uma constante presença de sistemas de software livre emtais redes. O conhecimento de que organizações tão grandes utilizam o software livre ajudará a reduzir o preconceito que existe sobre estes sistemas não proprietários.
Palavras Chave: Rede Social; Software Livre.

1. Introdução
Redes sociais, segundo Marteleto (2001), são a representação de um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interessescompartilhados. Tais redes passaram por uma grande mudança após o surgimento das mídias digitais e Internet como espaço de interação entre pessoas.
Neste contexto, o advento e popularização da Internet, possibilitou à diversos sites a oferta de ambientes online onde há interação com outros usuários através de perfis e troca de mensagens. Tai ambientes ficaram conhecidos como redes sociais via web.Myspace, Facebook e Orkut são redes sociais via web que surgiram por volta de 2004[1]. De acordo com a Socialbakers.com, site especializado em estatísticas de redes sociais via web, o Facebook conta com mais de 700 milhões de usuários ativos. Retirado da mesma fonte, constata-se que o Brasil possui cerca de trinta milhões de pessoas cadastradas.
Com a rápida expansão pela qual passam estasempresas, as demandas por qualidade e estabilidade de serviço são cada vez maiores. Novas tecnologias são testadas e aprimoradas com o intuito de oferecer um ambiente cada vez mais inteligente, robusto e ágil. Softwares livres também estão sendo usados e testados nesta busca por qualidade.
Em Janeiro de 2010, a Global Graphics realizou um trabalho de pesquisa com quatrocentos CIO's – Chiefinformation officer - de empresas dos EUA e Reino Unido que possuem mais de mil funcionários. De acordo com a pesquisa[2], cerca de setenta e seis por cento dos entrevistados responderam afirmativamente quando questionados se suas organizações utilizavam software livre. Ainda pautado nestes resultados, constatou-se que cinquenta e um por cento – mais da metade – pretendiam ampliar o uso de software livrenas atividades de suas empresas.
Um estudo de Gosh (2006) sobre o impacto do FLOSS – Free/Libre/Open-Source Software – na economia europeia demonstra que tais softwares rendem à Europa cerca de dois bilhões de dólares ao ano. Tais informações realçam a importância que os sistemas baseados em Software Livre tem angariado. Esses sistemas passaram a ser adotados por muitos órgãos governamentais eempresas de grande porte.
Observando o contexto onde existe uma grande demanda das redes sociais via web por sistemas de qualidade e agilidade, percebe-se a necessidade de investigar a forma pelo qual se dá o uso de softwares livres no desenvolvimento e manutenção de tais ambientes. Quando se trata de tecnologia, tais redes contam com grande credibilidade perante o público. Portanto, se sistemastão complexos utilizarem FLOSS em suas infraestruturas, esta credibilidade pode ajudar a combater o preconceito que existe sobre os softwares não proprietários.
Para esta análise, o ensaio propõe-se a investigar as tecnologias utilizadas em redes sociais com maior número de usuários afim de verificar se existem sistemas de software livre em uso nas mesmas. As organizações escolhidas também forambaseadas em suas características individuais e, por consequência disto, demandas tecnológicas diferentes. Serão avaliados os sites Facebook, Twitter e Orkut.
Nas organizações avaliadas, notou-se varias ocorrências de sistemas baseados em software livre. Em algumas houve a predominância deste tipo de tecnologia. Tais resultados mostram a evolução de sistemas livres frente aos proprietários,...
tracking img