Software livre - monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
















SOFTWARE LIVRE








• DOCENTE: Elaine Ribeiro de Faria
• DISCENTES: Arlindo Honorato Pereira
Fernanda Rodrigues Oliveira
Gabriel Vieira RibeiroGabriela Netto Lana
Matheus Rissa Peroni



Uberlândia - 2011
SUMÁRIO

1- Introdução
2-Justificativa
3-O software Livre
3.1-Conceituação
3.2-Exemplos
4-Tipos de Licença
5- Aplicabilidade
6- Vantagens e Desvantagens
6.1- Diferença em relação aos outros softwares
7-Importância
8- Referências BibliográficasCapítulo 1 - Introdução
1- INTRODUÇÃO

Segundo Spagnolo (2005), a indústria de informação, por quase duas décadas, vê-se aprisionada por um modelo dominante de desenvolvimento de softwares, que são os denominados softwares proprietários, os quais para utilização, cópias, acesso ao código-fonte ou redistribuição, devem-se solicitar permissão ao proprietário, ou adquirir umalicença, tradicionalmente onerosa. Porém, devido ao baixo poder financeiro de alguns segmentos, como empresas, órgãos governamentais, usuários domésticos, em custear a compra de licenças para utilização de softwares, vêm crescendo significativamente o uso e disseminação do modelo de software livre, surgindo como uma opção viável para todos os setores, por não necessitar de licença para suautilização.
Assim, os softwares livres surgem neste início de século para revolucionar o modelo de desenvolvimento de softwares. As vantagens advindas com o uso desse novo modelo influenciam todos os segmentos que de alguma forma utilizam do computador pessoal.
Neste trabalho serão analisados aspectos importantes sobre o novo modelo de software e suas principais características, além das vantagens emrelação aos softwares proprietários.















1.2 Justificativa

1.3 Objetivos

O objetivo deste trabalho é apresentar o significado e características de software livre e seus exemplos, demonstrando a importância na utilização desse novo modelo, bem como suas vantagens e as mudanças com a expansão dos softwares livres rompendo a monopolização dos softwares proprietários.Devido à crescente participação dos softwares livres na sociedade. No futuro, isso tende a crescer pois ele está sendo adotado por todos os tipos de organizações de forma acelerada. As organizações estão migrando seus sistemas proprietários para algo que elas mesmas tenham controle e decidam qual o próprio limite.
Percebe-se grande evolução do software livre, que tende a dominar a área desoftware no que diz respeito a suprir as necessidades dos seus usuários.






















Capítulo 2 – O Software Livre
O que é licença de software
Tipos de licença
O que é software livre
Importância do software livre
Diferença código aberto e software livre/ Diferença software livre e outros tipos de software
Exemplos de softwares livres (expandir)
Subseções(linuxxwindow, Java x .Net, ....)
Exemplos empresas
Vantagens x Desvantagens

2.1-CONCEITUAÇÃO

De acordo com a enciclopédia eletrônica Wikipédia, software livre, com base na definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. Ainda, por definição da Free Software Foundation, um software livre deveconter necessariamente quatro liberdades fundamentais:

Liberdade n°. 0 - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade n°. 1 - A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
Liberdade n°. 2 - A...
tracking img