Software educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA – MULTIMEIOS E INFORMÁTICA EDUCATIVA
SOFTWARE EDUCACIONAL II
Professora: Letícia Lopes Leite
Aline Santos, Andréia Ramos, Daiane Silva e Jaqueline Maissiat

Software Educacional para Alfabetização de Jovens e Adultos

Modelagem computacional de ambientes de ensino

Escolhas iniciais
▪ Área de conhecimento: Educação deJovens e Adultos
▪ Assunto: Alfabetização

Definição do conteúdo
O software deverá representar um reforço ao que foi visto em sala de aula (atividades de iniciação à leitura e à escrita) e oferecer jogos para motivar, além da possibilidade de inclusão de novos dados pelo professor e níveis de dificuldade. As atividades desenvolvidas devem apresentar a opção de impressão. Convémlembrar que os futuros usuários não têm noção de informática, por isso o software necessita de uma navegação atraente e acessível, levando em consideração a proposta construtivista (a partir de uma perspectiva dialógica freireana) requisitada pelo cliente.
As atividades propostas no software deverão fornecer feedback imediato ao aluno (além de um registro do seu caminho); o tratamento do erroserá definido pelos desenvolvedores, de acordo com o que estes julgarem mais adequado aos usuários. Durante a implementação deste software, contudo, necessita-se ter em vista que os alunos utilizarão os microcomputadores em duplas, e terão acesso ao laboratório somente duas horas por semana.
Finalmente, o software deverá apresentar manual com explicações claras (possivelmente, ele seráusado somente pelo professor), além de fornecer ao professor um relatório das atividades realizadas pelo aluno.

Definição dos objetivos do ambiente de ensino
▪ Objetivo geral
Auxiliar o processo de alfabetização de jovens e adultos.

▪ Objetivos específicos
Identificar o nível (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético) em que o aluno se encontra.

Escolhasfundamentais (definição de requisitos)
▪ Modelo de ambiente de ensino
A partir de uma proposta construtivista embasada em Paulo Freire, utilizaremos a metodologia de alfabetização analítica global, de textos ou de contos. Como método analítico, parte das unidades maiores da língua (todo) para as unidades menores (partes), seguindo a ordem: texto(frase(palavra(sílaba(letra.
Nosposicionamos a favor desta metodologia pois acreditamos que ela se torna mais significativa para o aluno, despertando seu interesse e, conseqüentemente, tornando a aprendizagem mais fácil e agradável. Como educadores, orientadores da aprendizagem, devemos proporcionar ao aluno uma participação global, e não querer que o mesmo aprenda a ler e escrever através de palavras soltas, ou sílabas, ouletras. Através dessa metodologia, o aluno pode (e deve) expor também as suas vivências extra-escolares, em vez de fazer cópias e “mastigar” a mesma palavra diversas vezes.

▪ Infraestrutura de ambiente: hardware e software
Softwares disponíveis: Windows, Office, Front Page; possibilidade de compra de outros softwares que forem necessários.
Hardwares disponíveis: kit multimídia,Pentium II, disco rígido de 40Gb, uma impressora, um scanner, uma câmera digital.

Definição dos aspectos pedagógicos considerados pelo sistema
▪ Tipo de feedback
No que diz respeito ao tratamento do erro, quando o usuário errar a resposta o software dará uma dica, como por exemplo “a mesma letra de bola”. Todo o caminho feito pelo aluno ficará registrado no software, e a navegação,devido à composição da história, será linear.
Como os usuários vão imprimir os textos, o professor poderá acompanhar o desenvolvimento da escrita dos alunos.

▪ Apoio ao usuário (manuais, help, etc.)
O help apresentará explicações acerca da realização das atividades. Além disso, virão junto com o software e o manual os quadros referentes às histórias, para a professora ir ordenando-a conforme...
tracking img