Soft drinks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias de Relações Públicas



Sector de Actividade:
Soft Drinks

Empresas em analise:
Coca-Cola
Lipton
Red Bull

Introdução

Este trabalho elaborado no âmbito da cadeira de Estratégias de Relações Públicas, tem como objectivo dar a conhecer como e que as empresas estão a utilizar as redes sociais nos dias de hoje.
O Aparecimento  das redes sociais veio mudar profundamente adinâmica de como as empresas comunicam na Internet. Visto ser um dos meios mais utilizados para se divulgar informação as empresas hoje em dia estão mais viradas para uma apostarem neste meios como forma de divulgar noticias e fazer publicidade a si própria de forma gratuita.
Este  relatório irá focar-se sobre três marcas/empresas na área das soft drinks: Coca-Cola, Lipton e a Red Bull.
Comoforma de análise destas três marcas/empresas vamos explorar as redes sociais hoje em dia mais utilizadas, sendo estas o Facebook, Twitter, os sites institucionais e a web 2.0.

I - Enquadramento do objecto de estudo

1.1- Perguntas de Partida e Hipóteses
A pergunta de partida deste relatório é: “Como é que as Lideres de mercado no sector das Soft drinks comunicam institucionalmente nas Web2.0?” ,sendo então, o objecto de estudo analisar a forma como estas marcas/empresas comunicam institucionalmente online, dentro das redes sociais, de que forma o público aderiu a este novo meio de comunicação e se realmente estas mesmas estão a aproveitar completamente as oportunidades que as redes sociais têm para oferecer, havendo assim três hipóteses:
* Não utilizam a Web 2.0 para comunicarinstitucionalmente,
* Utilizam a Web 2.0 para comunicar institucionalmente, mas, apenas de uma forma estática,
* Utilizam a Web 2.0 para comunicarem institucionalmente de forma interactiva.

II- Empresas em analise

Coca-Cola:

Surge nos EUA numa época em que obras e ideias revolucionam o futuro do país. Se em Nova York surgia a estátua da liberdade em Atlanta aparece aquela queviria a ser a mais conhecida das bebidas em todo o mundo.
John Pamberton foi quem teve a ideia para a fórmula original, uma mistura de caramelo com água gaseificada, começando a ser vendida originalmente por uma farmácia perto da sua residência.
Mais de um Século depois a Coca-Cola tem como objectivo proporcionar um momento magico a cada consumidor, distribuída no mundo todo, a Coca-Cola é umamarca empenhada nos mercados e no marketing local tendo em especial atenção as culturas de cada pais e os seus respectivos hábitos de consumo.

Lipton Ice Tea:

Reza a lenda que o chá nasceu na China em 2737 ac. quando duas folhas caíram na agua fervida do imperador Sheng-Nung.
Em 1862 o chá chega á Europa, uma bebida com tamanhas propriedades não poderia ficar oculta para sempre no oriente,mas foi nos finais do século XV, em plena época dos descobrimentos, que a bordo dos galeões portugueses o chá rumou a Ocidente. No final do século XIX um Escocês de nome Thomas Lipton transformou uma paixão em negócio, criou culturas próprias, comercializou-as e revolucionou o mercado com a introdução do chá em pacotinhos pré fabricados.
Já em pleno século XX, no ano de 1972, numa época derevolução, Lipton foi lançado no mercado no modo frio dentro de uma lata, assim nasceu o Lipton Ice Tea nos EUA, mudando o conceito e o estigma em que o chá era servido quente.

Red Bull:

Red Bull é uma bebida energética criada em 1987 pelo empresário Austríaco Dietrich Mateschitz, sendo hoje a mais popular das bebidas energéticas do mundo.
Este empresário inspirou-se numa bebida já existente deorigem Tailandesa, tendo alterado e modificado os ingredientes de modo a assentar nos gostos do Ocidente. Assim Mateschitz fundou a Red Bull GmbH com cede na Áustria em 84 em parceria com Chaleo Yoovidhya.
A marca como hoje conhecemos começou a ser comunicada como Red Bull em 87 vendendo a mais-valia que aumentava a resistência e concentração mental ladeado no slogan “Red Bull dá-te asas”. A...
tracking img