Sofisma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sofisma
De modo aproximado, sofisma é o enunciado falso que parece verdadeiro numa compreensão superficial. Tradicionalmente, nem todo enunciado que parece verdadeiro é considerado sofisma. O tipode semelhança que determina o sofisma geralmente é a relacionada com a forma lógica do enunciado. Também é comum considerar como sofisma aqueles enunciados aparentemente verdadeiros, em função deinduções malfeitas, provavelmente devido à contigüidade que sempre existiu entre lógica e epistemologia na história do pensamento.
Num conceito geral, a linha de pensamento sofisma é projetada a partir deraciocínios que dissimulam sobre uma ilusão de realidade e verdade, falsamente seguem uma base e um conjunto de regras lógicas, mas sem uma finalidade objetiva e conclusiva. O sofisma está próximo dafalácia, que de maneira geral, pode ser considerado uma mentira.
Origem e História
O sofisma tem sua origem na Antiga Grécia e no campo da filosofia refere-se a um raciocínio sem conclusão, umraciocínio válido, mas contrário às próprias leis. Toda afirmação nesta filosofia parte de um ponto próximo da verdade, verossímil, mas concluído de maneira absurda.
A palavra sofista era, antigamente,sinônima de sábio e se aplicava indistintamente para poetas, músicos e filósofos. Mas no século V AC toma uma outra conotação pejorativa e se aplica a um grupo de mestres ambulantes que vão para as cidadesgregas ensinando o que eles chamam de “sabedoria” em troca de polpudos honorários. Essa acepção pejorativa da palavra toma mais força com Platão e Aristóteles. “É sofista, disse Platão, aquele que emsua disputa se compromete ao afirmar coisas contraditórias e com suas palavras engana de maneira maravilhosa seus ouvintes”. Aristóteles diz “Sofista é aquele que tira dinheiro da ciência que pareceser e não é”. Ambas definições coincidem em que a ciência dos sofistas é aparente e enganosa, pura inutilidade retórica e malabarismo conceitual no sentido de deslumbrar os ouvintes e sacar...
tracking img