Sodados da borracha

2147 palavras 9 páginas
MARIA VALDENIRA ALBUQUEQUE

SOLDADOS DA BORRACHA: HERÓIS ESQUECIDOS

Projeto pedagógico elaborado como estratégia metodológica para trabalhar a História e Geografia de Rondônia, e conteúdos interdisciplinares na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental apresentado à Faculdade Metropolitana Porto Velho, Rondônia.

Porto Velho/RO
2013/01

INTRODUÇÃO

O presente projeto foi elaborado com a finalidade de ser utilizado e apresentado por meio de teatro de fantoche a alunos da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais. Propõe uma didática lúdica onde os professores e alunos possam trabalhar no sentido de uma maior compreensão da historia dos denominados “soldados da borracha” que migraram para o Estado de Rondônia na década de 40, durante a 2ª Guerra Mundial, quando o governo dos Estados Unidos da América assina um acordo de cooperação com o Brasil, a fim de derrotar as forças inimigas. O acordo determinou o envio de homens para frente de combate Italiana, os conhecidos nacionalmente "pracinhas" como também a remessa de borracha dos seringais amazônicos para os Estados Unidos, produto que tinha como objetivo o fomento da indústria bélica. Para cumprir o acordo, o governo federal da época iniciou o recrutamento de um grande número de brasileiros homens e mulheres, sobretudo da Região Nordestina, enviando famílias inteiras à Amazônia, onde lá tinham que aprender a exercer o ofício dos seringueiros, sem, todavia terem migrado em consequência das secas, pois muitos trabalhavam na cidade exercendo outras profissões, não tendo nenhuma ligação com a terra. Nesse contexto, diversas famílias na época, denominadas "Soldados da Borracha", acalentando sonhos de melhorar suas condições de vida, partiram rumo a essa dura aventura, para uma região completamente desconhecida.
Vivendo em terras amazônicas, muitos destes soldados estão presentes, principalmente na memoria dos que sobreviveram. Estão ausentes na historia e tradição de uma Amazônia

Relacionados

  • Mono A Influencia Do Dialeto Nordestino Frente
    74970 palavras | 300 páginas