Socuoligia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES:

1. A expansão marítima configurou uma nova relação geográfica, política, econômica e social para o mundo.
Desenvolva uma reflexão sobre a frase acima.

Resposta: Uma visão melhor do movimento intelectual de grande envergadura, que irá alterar as formas de explicar a natureza e a sociedade. A expansão marítima tem um papel importante, tendo uma definição de um mundo mais amplo,com novos povos e novas culturas, novas modos de explicar as coisas, exigindo uma reformulação no modo de ver e de pensar dos europeus.

2. Martinho Lutero foi o precursor de um movimento religioso que dividiu a Europa no século XVI, movimento que foi chamado de reforma protestante.
Comente sobre o que foi a reforma e qual sua relação com a expansão marítima.

Resposta: No século XVI,desenvolve-se outro movimento, o da Reforma Protestante, que ao entrar em conflito com a autoridade papal e a estrutura da Igreja, vai propiciar uma tendência que contribuiu de modo significativo para a valorização do conhecimento racional, em contraposição a relação ao permitir a livre leitura das Escrituras Sagradas e dessa forma, o confronto com o monopólio do clero na interpretação baseada na fé enos dogmas. A relação com a expansão marítima foi que, como eles saíram da rota conheceram outras culturas, outras religiões onde percebeu que não precisa do monopólio do clero para interpretar as Escrituras Sagradas e nem se relacionar com Deus individualmente.
.

3. Cristovão Colombo e Vasco da Gama são apresentados, em Lisboa, Por Pedro Álvares Cabral e assim se segue o diálogo:Cabral: Muito se falam de vocês pela cidade, são consideradas grandes navegadores.

Colombo: Obrigado caro Pedro.

Cabral: Como conhecedor do tema, e ainda pretendendo ser um grande navegador como vocês serão que teria o privilegio de ouvir sobre como traçaram suas rotas para as Índias e para a América?

Vasco: Seria um prazer debater esse tema.

Cristovão: Faço de suas palavras as minhas.CONTINUE O DIÁLOGO......
Vasco: Eu começo falando um pouco do que acontecia nesse período no inicio do século XV, comerciantes de varias parte da Europa praticavam intenso comércio com mercadores árabes e italianos, que tinham acesso aos cobiçados produtos asiáticos. Os árabes levavam as mercadorias até o mar. Genoveses e venezianos encarregavam-se da sua distribuição porto da a Europa. Como eramos únicos fornecedores, eles cobravam preços altíssimos e Obtinham grandes lucros. E para quebrar esse monopólio, só existiria um caminho: encontrar uma maneira de se chegar ao Oriente sem usar á rota Mediterrâneo. Após varias tentativas, em 1488 o irmão de Colombo o grande navegador Bartolomeu Dias Conseguiu alcançar o extremo sul do continente e atingir o lado oposto, chegando ao oceano Índico,rota certa para se chegar ás Índias, de onde vinham as especiarias. Em 1488 enfim eu chego a cidade de Calicute, na Índia. E voltei para Lisboa com uma grande quantidade de pimenta, que foi vendida com lucros altíssimos.

Cabral: Incrível, eu acho que o futuro isso irá me ajudar muito, quem sabe até fazer grandes descobertas!

Colombo: Mas não foi só Vasco da Gama que fez história, a Coroaespanhola, que também se interessava pelo valioso comércio das especiarias, decidiu financiar o meu projeto para uma viagem até as Índias. Eu sempre acreditei que a terra era redonda e que, portanto, poderia chegar aquele destino navegando pelo oceano Atlântico sempre na direção oeste. Porém minha viagem não foi muito boa me enganei por varias vezes achando que já esta no Ocidente, após um mês minhatripulação, já cansada, fez um motim e me obrigou a prometer que eles voltariam caso não encontrassem terra num período de três dias. Foi no terceiro dia que vimos varias ilhas. Desembarcamos em uma delas e lá colocamos a bandeira real da Espanha. Posteriormente seguimos para Cuba. Antes de retornamos á Espanha, mantivemos uma pequena Colônia no Haiti.

Cabral: É realmente incrível, Vasco...
tracking img