Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO DO DIREITO POSITIVO

Na antiguidade o direito vigorava na memoria dos sacerdotes que eram os juízes daquela época e os guardavam em segredo. Por esses direitos serem guardados emsegredo pelos sacerdotes eles se mantinham em posição social privilegiada.
Em outras comunidades estes segredos saíram da memoria e foi parar no papel aparecendo primeiro como sentença ese tornando costumes.
Para haver respeito ao direito primitivo ele era imposto como sanção que impunham medo na sociedade fazendo acreditar na ira das divindades e em epidemias. Independenteda culpa, o criminoso respondia pelos seus atos junto com sua família.
Nesta época não existia direito individual ou contratos individuais e para se ter direito a alguma coisa era precisofazer parte dos grupos privilegiados.

FORMALISMO DO DIREITO ARCAICO

O formalismo é a vida social das sociedades antigas, é tudo aquilo que era passado para as gerações. as palavraseram rigorosamente conservadas pois havia um temor em viola-las e se não repetissem as palavras prescritas sem variações poderia mudar o efeito mudando a forma.
Não se pode dizer que o homemse libertou da forma arcaica, mas ate hoje mesmo não sendo em caráter sagrado estas formas e formulas são usadas.

DIREITO EGIPSIO

A religião foi a grande dominadora na civilizaçãoegípcia e influenciando o direito. As terras eram dos reis e para quem quisesse usufrui-las teriam que pagar altos tributos, pois não havia como compra-las podendo, no entanto locar.
Os contratosde locação não eram feitos em papel, mas mediante juramento que deveriam ser cumpridos mesmo após a morte de uma das partes.
Seus bens móveis também poderiam ser doados já que naquelaépoca não existia testamento porem essa doação so poderia ser feita com a retenção da documentação pelo doador ou fazendo um documento duplo lacrando o original e deixando em circulação a copia para...
tracking img