Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade Batista

Fundamentos de Filosofia e Educação
Sócrates






Boa Vista, RR
Setembro

* Sócrates
Para falar sobre Sócrates encontramos duas dificuldades, a primeira é que elenão deixou nada escrito de próprio punho ou ditou para alguém escrever, a segunda é que os relatos sobre ele contem diferentes contextos. Tudo que se sabe à seu respeito deve-se ao registro feito porseus discípulos e comentadores. As três fontes diretas são Aristófanes, Xenofonte e Platão.
* Sócrates, segundo Aristófanes
O comediógrafo retrata Sócrates na sua comédia As nuvens. Sócrates érepresentado com um charlatão, um tipo esquisito que desdenhava dos deuses e adorava as nuvens.
A trama ocorre da seguinte forma: Estrepsíades é um fazendeiro idoso e arruinado por dividas contraídaspara sustentar sua esposa e seu filho jovem viciado em corridas de cavalos. Estrepsíades vai até o “Pensatório” onde reside Sócrates e outros discípulos em busca de aprender como se livrar dos seuscredores e o encontra dependurado em um cesto, no alto, adorando as nuvens. Como Estrepsíades tem dificuldade em aprender as lições, envia seu filho Fidipides para ser aluno de Sócrates. Fidipides consegueajudar seu pai a desvencilhar-se dos credores. Por outro lado, Estrepsíades se arrepende, pois é surrado pelo próprio filho que prova, através dos raciocínios aprendidos, que sua ação é justa edefende que agora pode fazer qualquer e justificar suas ações.
* Sócrates é representado como um charlatão que ensina como o raciocínio injusto pode vencer o justo.
Segundo Hector Beinot, conhecerSócrates somente por Aristófanes seria como avalia-lo por aqueles que o condenaram a morte.
Apesar de ser uma imagem cômica, o Sócrates por Aristófanes coincide em grande parte como o Sócrates de outrostestemunhos: é pobre, anda descalço e vive em uma casa humilde.

* Sócrates, segundo Xenofonte
Xenofonte faz referências a Sócrates em varias de suas obras como no Simpósio e na Econômica,...
tracking img