Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No decorrer da historia existiram diversas mudanças econômicas que afetaram toda a sociedade. As principais são: a Revolução Industrial, o Mercantilismo, a Crise de 1929, o Imperialismo e o Plano Econômico de Collor.
O século XVIII deu inicio a uma serie de transformações sociais com o surgimento do proletariado, política como cercamento dos campos e econômicas. No campo econômico surge otrabalhador assalariado, para que assim os produtos manufaturados pudessem ser adquiridos; com o aumento da produção surge a concentração de renda e com ela diferença de classes sociais. A Revolução Industrial contribuiu para a divisão do trabalho internacional e para o liberalismo econômico, o qual defende emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma. Porem no século XIX marcou umverdadeiro boom capitalista, quando um novo colonialismo sob a gerencia de indústrias de concentração de capitais, de grande monopólio comercial como os trustes (monopólio da produção), cartéis (monopólio de preços) e holdings (monopólio de ações). O capitalismo monopolista caracterizou-se: pelo domínio da indústria pelos bancos de investimentos e companhias de seguros; pela formulação de imensasacumulações de capitais e o aparecimento de empresas monopolizadoras. A sociedade estava entrando na Idade Contemporânea, o mundo ganhava um novo ritmo.
Conjunto de práticas e ideias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII, o mercantilismo tinha como objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia. Essa fase de acumulação de capitais seria de suma importância para que osistema capitalista fosse instituído. Para isso, era preciso ampliar a economia e assim a população poderia pagar mais impostos. Acreditavam que através da exportação obteriam riquezas e vantagens, então, teve inicio uma competição comercial, na qual ocorreu o metalismo, que era o acumulo de moedas dentro do país e isso era considerado um sinal de que o objetivo havia sido alcançado. E para manter oequilíbrio monetário baseavam-se na balança comercial favorável, a qual exigia menos importação e maior exportação. O mercantilismo também é muito identificado pela forte intervenção do Estado na economia, os Estados ricos e com economias mais solidificadas impunham rígidas normas para defender seus interesses. O consumo interno era controlado por práticas protecionistas, impunham pesadas taxasalfandegárias que encareciam a entrada de produtos importados em sua economia, que também se empenhavam em desenvolver indústrias locais. Enquanto isso, a colonização se encarregava de explorar novos territórios para garantir o acesso a matérias-primas e um canal para o escoamento dos produtos gerados nas metrópoles. De forma geral, a economia mercantilista concebeu a criação de um estadointervencionista capaz de atender as demandas de sua própria economia e sendo uma experiência de longo prazo, o mercantilismo abriu portas para a criação de uma economia capitalista integrada internacionalmente.
Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos era o país mais rico do mundo e continuou por dez anos seguintes, o que fez surgir a expressão “American Way of Life”. Na década de 20 o consumoaumentou, as ações estavam valorizadas, porem esse crescimento econômico era superficial e aparente. Ate que em 1929 começa a pior crise da historia do capitalismo. Fatores: superprodução agrícola (não havia comprador interna ou externamente), diminuição do consumo (a indústria cresceu muito, porem a população não acompanhou esse crescimento), livre mercado (cada empresário fazia o que queria) e aquebra da bolsa de Nova York (os americanos compraram varias ações de empresas, de repente o valor das ações começa a cair e a bolsa sofreu a maior baixa da historia). A crise de 29 foi a perturbação mais importante de um capitalismo, que alcançara um elevado nível de concentração financeira e uma produtividade muito grande, mas não modificava o modo de distribuição dos rendimentos entre o capital...
tracking img