Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÓCRATES

A VIDA DE SÓCRATES
Sócrates foi um filósofo grego, considerado um dos fundadores da filosofia ocidental. Nasceu 470 a.C. nas planícies de Licabeto, próximo a Atenas. Vinha de uma família humilde. Era filho de Sophroniscus um escultor especialista em entalhar colunas nos tempos e Phaenarete, uma parteira. Durante sua infância, ajudou seu pai no oficio de um escultor, porém, muitasvezes seus amigos zombavam, pela sua incapacidade de trabalhar com o mármore, mesmo quando parecia uma oportunidade de ajudar o seu pai, sempre acabava atrapalhando tudo. Seu destino oi apontado, pelo próprio Oráculo de Delfos, como um grande educador, mas foi somente junto a sua mãe que ele descobriu sua verdadeira vocação.
Foi casado com Xântipe, que era bem mais jovem que ele,com ela teve umfilho chamado Lamprocles. Com a sua segunda esposa teve mais dois filhos Sophroniscus e Menexenus.
Costumava caminhar descalço e não tinha hábito de toma banho, em certas ocasiões, parava o que quer e o que estivesse fazendo, ficando imóvel por horas, meditando sobre algum problema.
VOCAÇÃO
Sócrates foi levado junto a sua mãe para ajudar em um parto complicado, vendo sua mãe realizar otrabalho ele logo ‘‘filosofou’’: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá. Ele concluiu então que, de certa forma ele também era um parteiro. O conhecimento está dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si mesmas). Porém, eu posso ajudar no nascimentodeste conhecimento, concluiu ele.
Assim, logo sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender Filosofia, onde foi discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau. Seu talento logo chamou atenção, tanto foi chamado pela Pitia (sacerdotisa do tempo de Apolo, em Delfos, Antiga Grécia) de o mais sábio de todos os homens.


TRABALHO

Defendia que deve-se sempre dar mais ênfase a procurar doque se não sabe, do que transmitir o que se julga saber, privilegiando a investigação permanente.
Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, ele não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída e descompromissada,dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época.
Platão afirma que Sócrates não recebia pagamento por suas aulas. Sua pobreza era prova de que não era um sofista.

Filosofia
O seu pensamento desenvolveu-se de 3 grandes ideias:
a) a crítica aos sofistas;
b) a arte de perguntar;
c) a consciência do Homem.

Ciência
Para Sócrates, a ciência fala deser justo em relação ao cosmos, fala da modificação da alma, purificando o espírito em sua unidade e totalidade, o qual não é mais capaz de erro e de pecado.

Método Socrático
O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensardo aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.
Ideias Filosóficas
As crenças de Sócrates, em comparação às de Platão, são difíceis de discernir. Há poucas diferenças entre as duas ideias filosóficas. Consequentemente, diferenciar as crenças filosóficas de Sócrates,Platão e Xenofonte é umatarefa difícil e deve-se sempre lembrar que o que é atribuído a Sócrates pode refletir o pensamento dos outros autores.
Se algo pode ser dito sobre as ideias de Sócrates, é que ele foi moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferente de seus contemporâneos atenienses.
Quando estava sendo julgado por heresia e por corromper a juventude, usou seu método de elenchos para demonstrar as...
tracking img