Socrates sua vida e suas ideias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE CAMPINAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







SÓCRATES:
Sua vida e suas idéias.














Campinas
2006
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE CAMPINAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




SÓCRATES:
Sua Vida e suas Idéias.








.










Campinas
2006
SUMARIO


1INTRODUÇÃO..............................................................................03
2 SUA VIDA......................................................................................04
3 METODOS DE SÓCRATES........................................................05
4 DOUTRINAS DE SÓCRATES.....................................................06
4.1 DoutrinasFilosóficas.................................................................07
4.2 Doutrinas éticas de Sócrates.....................................................09
5 GNOSIOLOGIA.............................................................................13
6 A MORAL.......................................................................................13
7 ESCOLAS SOCRATICAS MENORES.......................................14
8CONCLUSÃO.................................................................................15
9 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................161 Introdução



Foi Sócrates notável filósofo grego, não tanto pela erudição, mas pelo espírito combativo e educador, que o caracterizou. Ainda que nada houvesse escrito, influenciou largamente a filosofia do seu tempo, chamado – como se disse – períodosocrático, em que se inserem como seus admiradores as personalidades do período, Platão e Aristóteles, enquanto os outros períodos fizeram-se conhecidos como pré-socráticos e pós-socráticos.
Uma estátua do primeiro século a.C. (conservada no Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque) o apresenta calvo e barba não muito longa, nariz ligeiramente largo. Este aspecto se depreende também das descrições deXenofonte e dos diálogos platônicos, que o fazem ainda algo obeso e não muito alto, além de vigoroso.













2 Sua vida


Sócrates nasceu em Atenas provavelmente no ano de 470 AC,e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga, filho de Sofronico, escultor, e de Fenareta, parteira. Aprendeu a arte paterna, mas dedicou-se inteiramente a meditação e aoensino filosófico, sem recompensa alguma, não obstante sua pobreza. Desempenhou alguns cargos políticos e foi sempre um modelo irrepreensível de bom cidadão. Combateu a Potidéia, onde salvou a vida de Alcebíades e em Delium, onde carregou aos ombros e a Xenofonte, gravemente ferido. Formou a sua instrução, sobretudo através da reflexão pessoal, na moldura da alta cultura ateniense da época, em contatocom o que de mais ilustre houve na cidade de Péricles.
Inteiramente absorvido pela sua vocação, não se deixou distrair pelas preocupações domesticas nem pelo interesses políticos. Quanto à família, podemos dizer que Sócrates não teve por certo, uma mulher ideal na quérula Xantipa; mas também ela não teve um ideal marido no filosofo, ocupado com outros cuidados que não osdomésticos.
Quanto à política, foi ele valoroso soldado e rígido magistrado. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida publica e da política contemporânea, que contrastavam com o seu temperamento critico e com o seu reto juízo. Julgava que devia servir a pátria conforme suas atitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos, temperados – diversamente dos sofistas, que agiampara o próprio proveito e formavam grandes egoístas, capazes unicamente de se acometeram uns contra os outros e escravizar o próximo.
Entretanto, a liberdade de seus discursos, a feição austera de seu caráter, a atitude critica, irônica e a conseqüente educação por ele ministrada, criaram descontentamento geral, hostilidade popular, inimizades pessoais, apesar de sua probidade. Diante da...
tracking img