Socrates, platao e aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates foi um filosofo grego cujos ensinamentos formaram a base da filosofia ocidental. Considerado um dos maiores gênios de todos os tempos, se tornou famoso por ver a filosofia como sendo necessária para todas as pessoas inteligentes. Sócrates permaneceu na historia como um exemplo de um homem que viveu de acordo com seus princípios, mesmo que esses o custassem a sua vida.
SUA VIDA
Sócratesnasceu em Atenas em 470 a.C. Seu pai, Sofroniscus, era escultor. De jovem, Sócrates tentou seguir o mesmo caminho. Sócrates recebeu uma educação elementar em literatura e música. Não se sabe ao certo quem foram seus professores de filosofia. O que se sabe é que Sócrates conhecia as doutrinas de Parmenides, Heraclitus, Anaxagoras e dos Sofistas.
Sócrates serviu no exercito e lutou bravamente naGuerra da Peloponeso e em várias outras batalhas. Desde jovem Sócrates ficou conhecido pela sua coragem e também pelo seu intelecto.
Sócrates viveu durante os anos dourados de Atenas. Ele era casado com Xanthippe e teve três filhos.

Sócrates
Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas discutindo com os cidadãos de Atenas. Ele nunca cobrou por aulas. Ensinava em lugares públicose argumentava com qualquer pessoa que o escutasse ou que se submetesse a suas perguntas. Sócrates acreditava que sua missão era procurar o conhecimento sobre a conduta correta, pela qual ele poderia guiar uma melhora intelectual e moral dos cidadãos de Atenas.
Sócrates pautava sua vida no conhecimento e procurava poetas, políticos, artistas, entre outros. Ele falava com as pessoas e chegou àconclusão que nenhuma delas era sábia. Em um dos seus discursos mais conhecidos, Sócrates se manifesta abismado e diz que muitos clamam que sabem a verdade sem estarem cientes de sua ignorância. Por outro lado, Sócrates sabia que nada sabia.
Sócrates acreditava na superioridade da fala sobre as palavras escritas. Desta feita, nunca escreveu seus ensinamentos. Ele criticava a palavra escritachamando-a de artificial, em vez de viva, dizendo que não se pode fazer perguntas a uma palavra escrita. Os ensinamentos de Sócrates que encontramos atualmente foram escritos por seus discípulos. De seus discípulos lemos mais os diálogos escritos por Platão ou por Xenophon. Porém, nos diálogos, Platão faz do personagem Sócrates porta-voz de seus próprios pensamentos, de modo que é difícil estabelecerquais as idéias são de Platão e quais são de Sócrates. Platão também era 45 anos mais jovem do que Sócrates. Portanto, só tinha conhecimento dos últimos 12 anos de sua vida.
Para ensinar, Sócrates usava o método conhecido atualmente como o dialogo Socrático, onde ele trazia conhecimento aos seus alunos através de uma série de perguntas, analisando as respostas e fazendo mais perguntas. Com isso, eleguiava o aluno ao descobrimento do conhecimento. Sócrates passava horas discutindo virtude e justiça, entre outros tópicos, em praça pública.
Sócrates passou quase toda sua vida em Atenas. Ele dizia que amava aprender das pessoas e que era mais fácil achar pessoas na cidade do que no campo.
Sócrates nunca ocupou nenhum cargo público, acreditando que estaria comprometendo seus princípios. Tambémdizia que a melhor forma de servir a seu país era se dedicando a ensinar e a persuadir os cidadãos de Atenas a examinarem suas almas e acharem o conhecimento, em vez de entrarem para a política.
Em 399 a.C. Sócrates, com 70 anos, foi julgado e condenado por corromper jovens e por não acreditar nos deuses da cidade. Atrás de sua condenação existiam outros motivos; em sua peregrinação atrás deespalhar o conhecimento, Sócrates desmascarou e humilhou homens importantes na cidade. Os que o condenaram, acusaram Sócrates de ser uma pessoa curiosa a procura de coisas embaixo da terra e além dos céus, fazendo o pior aparentar o melhor e ensinado tudo isso a outras pessoas.
Enquanto Sócrates estava na cadeia, seus amigos planejaram sua fuga. Porem Sócrates se recusou a ouvi-los, dizendo que...
tracking img