Socoilogia

511 palavras 3 páginas
Max Weber
Informações biográficas de Max Weber:
Data do Nascimento: 21/04/1864
Data da Morte: 14/06/1920
Nasceu há 148 anos
Morreu aos 56 anos
Morreu há 92 anos
Biografia de Max Weber:

Max Weber (1864-1920) foi sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
Max Weber nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas.
Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Conte, Marx e Durkheim. Suas obras principais são “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.
Max Weber possui muitos seguidores, entre eles o sociólogo francês Raymond Aron, o ensaísta brasileiro José Guilherme Merquior e o escritor Sérgio Buarque de Holanda.
Max Weber morreu em Munique, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920.
Escritos e obras A ética protestante e o espírito do capitalismo, 1. ed., 1904

Dentre as influências que a obra de Weber manifesta, podemos enxergar também seu diálogo com filósofos como Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche e com alguns dos principais sociólogos de seu tempo,

Relacionados

  • socoilogia
    1327 palavras | 6 páginas
  • Socoilogia jurídica exercicios de introdução a sociolgia 1 unid. facol
    1897 palavras | 8 páginas
  • faculdade
    12776 palavras | 52 páginas