sociolohia

543 palavras 3 páginas
Introdução:
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos grupos que formam a sociedade.
A sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

Capítulo 1: O que é sociologia?
O estudo da sociologia relata os fenômenos sociais do nosso cotidiano. E esses fenômenos quase sempre fazem nós nos fazermos várias perguntas. Por que a vida em sociedade é como nos tempos atuais? Por que as pessoas se aliam ou se tornam rivais? Porque os governos não se organizam de uma forma diferente?
Trata-se de questões que já conhecemos, mas de uma forma diferente daquela que estamos acostumados, ou seja, a sociologia trata daquilo que nós conhecemos, mas de uma forma que nunca tínhamos visto antes.
A sociologia nasceu das reações próprias que os observadores do mundo social tiveram das mesmas questões. Sendo assim, a sociologia se baseia em respostas diferentes para uma pergunta muito comum: “como a vida em sociedade é possível?”.
Charles Wright Mills chamou de “imaginação socióloga” uma qualidade de espírito que nos ajuda a usar corretamente a informação e a desenvolver a razão. Significa a capacidade de criarmos conexões entre nós e a nossa sociedade.
Uma das qualidades mais finas do pensar sociólogo é precisar as noções que temos a respeito do que nos rodeia. E nada melhor para nos ajudar nessa tarefa do que conhecer as inúmeras manifestações da vida e as reações que elas causaram nas pessoas que decidiram compreende-las.

Capitulo 2: O nascimento da sociologia A expansão da atividade comercial e das cidades foi sem dúvida um dos principais avisos da nova era, mas outras mudanças contribuíram para consolidá-la.
O astrônomo Nicolau Copérnico propôs a teoria heliocêntrica, e disse que os planetas giravam em torno do sol. Antes dele, a única interpretação

Relacionados