Sociologos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Com o avanço do desenvolvimento da sociedade, tornou-se necessária a divisão das ciências sociais, em diversas áreas de conhecimento, de modo a facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas. Essa divisão abrange atualmente as seguintes disciplinas. A Antropologia, a sociologia e a Ciência Politica.
Nesse trabalho estudaremos a sociologia que estufa as relações sociais e asformas de associação, envolve, portanto o estudo dos grupos e dos fatos sócias, da divisão da sociedade em classes e camadas da mobilidade social dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade. Tendo também por objetivo a economia, atividades humanas ligadas de bens de serviços.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/477459-sociologia/#ixzz1mfMPyQgB

O que é sociologia?Sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, e em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos e religiosos. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, às vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades completamente diferentes.
Os sociólogos utilizam asestatísticas como método de estudo, e a partir delas, descrever o comportamento da sociedade perante o determinado assunto, e prever as consequências de uma mudança na forma como esse assunto é tratado por ela.
Muitas pessoas utilizam essa poderosa ferramenta, pois com ela é possível compreender a sociedade e poder manipulá-la mais facilmente, como é o caso de políticos, empresas de marketing eindústrias.
Existem vários objetos de estudo da sociologia: Sociologia da Arquitetura, o Corpo, Criminologia, a Família, Sociologia da Imigração, política, etnias, demografia, e outras dezenas de tópicos.
Foi a primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica.
http://www.infoescola.com/sociologia/o-que-e-sociologia/
Natureza e origens

No século XVIII, a Europa vivia um dos mais importantesmomentos de sua história. A Revolução Francesa e Industrial provocaram mudanças que até hoje são refletidas na nossa geração. Toda conjuntura política, econômica e cultural passava por modificações: os novos métodos de produção geravam o aumento da produtividade e vários trabalhadores foram substituídos por máquinas. Além disso, ocorria o intenso êxodo rural, ocasionando uma explosão demográfica econsequentemente, uma falta de infraestrutura capaz de comportar esses excedentes populacionais. A falta de empregos aliada à falta de infraestrutura levou a um relativo estado de caos. 

De certa forma, a sociologia surgiu como uma resposta intelectual para tentar analisar, explicar e melhorar essa nova estruturação, sobretudo social, que o mundo vivia. Portanto, sociologia é a ciência que,através de seus métodos de investigação científica, estuda o comportamento humano perante seu meio social e busca compreender as estruturas e as relações da sociedade. 

O termo “sociologia” foi criado por Augusto Comte, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc. As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são: a Positivista-Funcionalista,tendo como fundador Auguste Comte e o grande contribuidor, Émile Durkheim; a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber; e a explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx. 
http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/o-que-sociologia.htm
Teoria e metodologia

A realidade social envolve o fluxo de pessoas que agem, interagem e se organizam. Quando andamos nas ruas e olhamos aonosso redor, o mundo é um “burburinho” de atividades, as pessoas movimentam-se em suas rotinas diárias. Como nós conseguimos lidar com essa realidade galopante e barulhenta? Como podemos entender o que está acontecendo? A resposta a esses tipos de perguntas é dada através da atividade dupla de teoria e de pesquisa. A teoria é o nosso veículo para explicitar como o mundo social funciona; a...
tracking img