Sociologo elton mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria das Relações Humanas


George Elton Mayo foi um sociólogo australiano, que fundou o movimento das relações humanas e era um dos principais expoentes da sociologia industrial dos EUA. Elepesquisou em Hawthorne os efeitos das relações sociais, a motivação e a satisfação do empregados sobre as condições físicas de trabalho chegando assim a produtividade dos mesmos. Essa experiência sedeu em 1930, e foi causada pelos conflitos entre empregados e empregadores, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no meio trabalhístico.
Esse estudo caracterizou-se como ummovimento de resposta contrária à Abordagem Clássica da Administração, considerada como forma de explorar o trabalho dos operários para benefício do empregador. Ele escreveu três livros, baseados nasdescobertas das experiências realizadas em Hawthorne.
A experiência de Mayo teve quatro fases. A primeira foi verificar se algum fator do meio físico, como a influência da iluminação, agiria sobre odesempenho dos operários, para surpresa dos pesquisadores não foi encontrada nenhuma relação entre as duas variáveis (iluminação e rendimento dos operários), mas sim a existência de outras variáveis como ofator psicológico.
A segunda fase ocorreu no campo social, examinando o trabalho em equipe e os objetivos comuns de liderança. Assim na área de trabalho, onde ocorria uma supervisão branda sem temor,com liberdade e menos ansiedade, constatava-se um desenvolvimento social e a integração do grupo entre si.
Na terceira fase, que consistia em entrevistas com os empregados para conhecer suasopiniões e sentimentos, foi demonstrado que havia uma organização informal, em que existia a lealdade e liderança de certos funcionários em relação ao trabalho em grupo, tendo suas regras e procedimentos ese houvessem contradições existiria também uma punição informal aplicada pelo grupo.
A quarta fase teve como objetivo analisar a organização informal dos operários, ampliando o programa de...
tracking img