Sociologioa: cVisão de Emile Durkheim, Karl Marx, e Max Weber sobre o filme “Noticias de uma Guerra Particular”(Kátia Lund, João Moreira Salles.)

1164 palavras 5 páginas
Rafael Fernandes de Oliveira Costa

04/09/14
Sociologia I
Visão de Emile Durkheim, Karl Marx, e Max Weber sobre o filme “Noticias de uma Guerra Particular”(Kátia Lund, João Moreira Salles.)
O crime na visão do sociólogo Emile Durkheim é visto como um fato social normal e regular. De acordo com Durkheim, o social é um fenômeno que se deve levar em conta, com o objetivo de observar, analisar, compreender e reeducar para que o indivíduo possa viver em sociedade. Segundo Emile Durkheim, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem não dependem de suas vontades individuais, são ações estabelecidas por forças exteriores, ou seja, pela sociedade. Não são coisas que sejam impostas especificamente à alguém, mas sim algo que já existia antes, e que continua no futuro, não dando margem às escolhas individuais. O Sociólogo viria a criminalidade mostrada no filme “noticias de uma guerra particular”(João Moreira Salles) como algo normal da sociedade, mas que não nasce com as pessoas que moram naquelas comunidades, pois elas não são criminosas por natureza, mas sim analisando aqueles indivíduos como quem se torna criminoso pelas suas relações. Sendo assim, os que nascem em lugares como esses, são induzidos a entrarem na vida criminosa, se espelhando nas vidas dos que estão em sua volta, e da mesma forma, acabam seguindo os mesmos valores compartilhados ali, pois essas pessoas agem e pensam da mesma forma. Durkheim pensaria que aquelas comunidades criminosas se formaram porque leis foram modificadas e aquelas pessoas não conseguiram adaptar-se a elas, isso porque como as leis são necessariamente lentas a se alterar uma vez que são adotadas, mudanças no comportamento das pessoas durante o tempo falhariam ao ser refletido nas leis, a não ser que um mecanismo existisse para acomodar essas mudanças. Pode-se analisar nesse argumento, como é mostrado no filme, quando algumas drogas se tornaram ilegais, algumas pessoas não conseguiram se adaptar à tais mudanças, e como o governo

Relacionados