Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Segundo Marx, a estrutura social decorre das condições de reprodução da vida material. Desta forma, estudando diversas civilizações e aplicando o método do materialismo histórico, o pensadoralemão apontou a existência de modos de produção diversos como o comunismo primitivo, o Escravista, o Feudal, o Capitalista e o Socialista do qual surgiria em sua conseqüência, o Comunista.

A partir doexposto, pesquise na internet ou referenciais afins sobre sociedades capitalistas e socialistas que existem na atualidade. Escolha dois países que representem cada qual um dos modos de produçãoinvestigados e apresente um quadro comparativo entre eles e o Brasil, destacando os seguintes indicadores: PIB, Renda per capita, IDH, sistema de governo. (3,0 pontos)

Apresente as fontes utilizadas emsua pesquisa, realizando a referência de acordo com as normas dos Trabalhos Acadêmicos da UNISUL disponível em: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm

2. Em continuidadeà questão 1, e com base no referencial teórico de Karl Marx, desenvolva um texto crítico de 20 a 30 linhas no qual sejam destacadas as diferenças e semelhanças percebidas a partir do quadrocomparativo da primeira questão. (3,0 pontos)

Seu texto deverá levar em consideração:

• Os princípios de cada um dos modos de produção solicitados no enunciado da questão, como a questão da propriedade eda livre iniciativa;
• A forma de governo;
• PIB e IDH.

3. Com base nos conteúdos do referencial teórico de Emile Durkheim, em um texto de 10 a 15 linhas, faça uma análise crítica da letra damúsica de Raul Seixas, levando em consideração os conceitos de: fato social, status social, papel social e formas de controle.

Você poderá utilizar citações diretas e ou indiretas para fundamentar suaanálise, desde que estejam devidamente referenciadas. (4,0 pontos)

Quando Você Crescer (Raul Seixas)

O que que você quer ser quando você crescer?
Alguma coisa importante
Um cara muito...
tracking img