Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Porque a preocupação dos pensadores em relação aos fenômenos sociais no período anterior a formação da sociedade industrial era mais filosófica do que científica?
Na Antiguidade e durante a IdadeMédia, as tentativas de explicações da sociedade foram muito influenciadas pela filosofia e pela religião que propunham normas para melhorar a sociedade de acordo com os seus princípios. A filosofiae a religião tinham, por objetivo, não explicar as sociedades tais quais elas foram, mas indagar como que as sociedades devem ser, como elas devem organizar-se para serem tão perfeitas quantopossível.
O fator político sob o domínio de um interesse puramente ético tinha prioridade sobre o fator social. Isso significava que os pensadores antigos, não tomando a própria sociedade como objetoespecífico de conhecimento, aprenderam como objeto essencial de estudo uma parte da vida social, como a política ou a moral, mas numa perspectiva normativa e finalista.

2. Uma série de mudanças ocorridas navida política e econômica da Europa contribuíram para modificar a mentalidade do homem moderno.
a) Que mudanças foram estas?
Mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa tais como aascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, ou seja, necessidades materiais, intelectuais, a necessidade de pensar deforma mais racional, contribuíram para modificar a mentalidade do homem moderno. Culminando, no século XVIII, com a revolução industrial. A passagem do feudalismo para o capitalismo apresentou umnovo quadro social, com a emergência de uma nova classe social.
A Revolução Industrial trouxe mudanças na ordem tecnológica, pelo emprego intensivo e extensivo de um novo modo de produção com o uso damáquina; na ordem econômica, pela concentração de capitais, constituição de grandes empresas provocando acumulo de riquezas; e na ordem social, pela intensificação do êxodo rural e conseqüente...
tracking img