Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia – Introdução à Ciência da Sociedade
Cristina Costa
Introdução
Capítulo 4 – A Emergência do Pensamento Social em Bases Científicas
Capítulo 5 – A Sociologia de Durkheim



Atividade página 22 à 23
* Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.
R= O pensamento do homem é único, pois demonstrou sercapaz de transformar a experiência vivida em um discurso com significado e de assim transmiti-la aos demais seres de sua espécie e a seus descendentes.

* Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os animais.
R= Para que um bebê humano se transforme em um homem, capaz de agir, viver e se reproduzir como tal, é necessário um longoaprendizado, em que as gerações mais velhas transmitem às mais novas suas experiências e conhecimentos, ou seja, o ser humano tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento. Já entre as outras espécies animais, uma cria, mesmo separada de seu grupo de origem, apresentará, com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, na medida em queestas decorrem, sobretudo, de sua bagagem genética e se desenvolvem de forma espontânea

* Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?
R = A linguagem e comunicação são os meios pelos quais somos capazes de nos comunicar, transmitido aos outros o legado de nossa experiência de vida, compartilhando os sentidos que a elaatribuímos. Estabelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade.

* O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.
R= A ciência é descrita como uma atividade válida por si mesma, e quando livre de suas implicações religiosas e metafísicas, está destinada ádescoberta das leis que regem a relação dos homens entre si e com a realidade que o rodeia.

* Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha do tempo.
R= Dependendo de fatores sociais, da tradição, da influencia de outros grupos, da maior ou menorresistência da cultura, o s povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida e da natureza.
R= Na Antiguidade predominou o pensamento mítico e religioso que concebia o mundo com tudo que o rodeia como uma obra divina submetida à vontade do criador. A civilização grega, e depois o Império Romano, por serem menos preocupados com a religião, foram os precursores da ciência, umaatividade com objetivos de adquirir conhecimento. Foram os gregos que criaram a Filosofia, geometria e astronomia. Na Idade Média, durante o Absolutismo e o Feudalismo, houve certo retrocesso, pois foi o período de supremacia da Igreja Católica no Ocidente, e a racionalidade passou a ser considerada mero instrumento auxiliar da fé. No Renascimento, o homem ocidental redescobre os textos antigos e oprazer de investigar o mundo – a ciência. A partir do século XVII há um crescente progresso da ciência pura e de suas mais diversas ramificações, primeiro através das análises filosóficas do Iluminismo, depois a Revolução Francesa e por fim com a Revolução Industrial.

* Dissemos neste capitulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio dabagagem genética. Procure exemplos em noticias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.
CRIANÇA FUMANDO CIGARRO
Um vídeo de uma criança fumando um cigarro após outro se tornou o mais visto na internet. O garoto chamado Ardi Riza, da Indonésia, tornou-se viciado quando tinha apenas dezoito meses. Devido ao fumo o estado de saúde do menino não é bom, como de outras...
tracking img