Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durkheim (1858-1917) parte da ideia de que o indivíduo é produto da sociedade. A primeira regra fundamental é considerar os fatos sociais como coisas. Durkheim define coisas dizendo que “[...] ascoisas sociais só se realizam através dos homens; elas são um produto da atividade humana” (DURKHEIM, 1999, p. 18). E que a questão da ordem social seria uma preocupação constante.
Ele acreditava que araiz dos problemas de seu tempo não era de natureza econômica, mas sim uma certa fragilidade da moral da época em orientar adequadamente o comportamento dos indivíduos. Para ele, seria de fundamentalimportância encontrar novas ideias morais capazes de guiar a conduta dos indivíduos.
Esta situação fazia com que a sociedade industrial mergulhasse em estado de anomia, ou seja, experimentasse umaausência de regras claramente estabelecidas. Para Durkheim, a anomia era uma demonstração contundente de que a sociedade encontrava-se socialmente doente.
O questionamento do como surgiu o cenárioatual e suas implicações, são esclarecidas por Durkheim que salientava: o indivíduo, ao nascer, já encontra pronta e constituída a sociedade. Assim, o direito, os costumes, as crenças religiosas, osistema financeiro foram criados não por ele, mas pelas gerações passadas, sendo transmitidos às novas através do processo de educação. Juntamente, com toda herança herdada pelas gerações passadas,recebemos as consequências da euforia, do crescimento econômico e industrial, além de todo progresso tecnológico, que sacrificou a natureza pelo seu descuido.
Disposto a restabelecer a “saúde” dasociedade, Durkheim insistia que seria necessário criar novos hábitos e comportamentos no homem moderno, visando ao “bom funcionamento” da sociedade. Atualmente, isto se repete pela necessidade de cuidar doshábitos da sociedade para não destruir totalmente o planeta, educar o indivíduo para novos hábitos sociais.
Durkheim, já sabia da necessidade de incentivar a moderação dos interesses econômicos,...
tracking img