Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES:

1- O que significa dizer que a episteme é o saber “oficial” de uma cultura ou civilização?
Porque episteme é o conhecimento de uma sociedade e é através desse conhecimento que umasociedade vive de forma diferente de seus antepassados assim, toda civilização está sempre em evolução pois, na medida que o tempo vai passando, o ser humano sempre vai adquirindo mais conhecimentos.2- Por que só as explicações lógicas confirmadas podem ser consideradas científicas?

3- Por que Maquiavel afirma que “a política não leva aos céus, mas sua ausência é o pior dosinfernos”?
Maquiavel sonhava com uma sociedade estável e sabia que para isso era necessário criar regras.
Naquela época, apesar do estado ser anarquia onde todos queriam mandar e ninguém gostava deobedecer, era melhor viver em sociedade sobre essas regras impostas pelo estado anarquista, do que não ter nenhum tipo de regra. Regras essas também que podemos chamar de leis.
4- O que Montesquieuquer dizer quando afirma que leis são “relações necessárias que derivam da natureza das coisas”?
Montesquieu quis dizer que tudo aquilo que acontece no mundo é de acordo com o curso natural das coisas,um acontecimento tem relação com o outro para assim ter um perfeito funcionamento. Como por exemplo a chuva, o sol aquece a água dos aceanos, mares, lagos e rios que por sua vez evaporam no archegando a uma certa altura se condensando voltando em forma de água novamente para a natureza. Apesar de que nos dias de hoje, tem uma intevenção forte do homem para esse tipo de fenômeno, se torna cadavez mais difícil de acontecer.

5- Por que podemos afirmar que o “Iluminismo” é um projeto de civilização?
Porque foi a partir do Iluminismo que foram criados leis para se viver em sociedade,o cidadão para ter seus direitos limitados pelos seus deveres, as regras para se viver em sociedade se tornam mais importantes do que os interesses individuais. Leis que também limitavam o poder...
tracking img