Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário
Ciência da Sociologia

Aluna: Danielle Ribeiro
Professora: Eniziê
Curso: RH 2013.1

04 de Abril de 2013,Fortaleza CE

INTRODUÇÃO

No começo deste semestre vamos iniciar estudando sobre a origem da sociedade, suas mudanças e avanços ao decorrer dos séculos. Com a finalidade de aprendermos o estudo da nova sociedade tanto quanto precisamos saber comoela surgiu.

DESENVOLVIMENTO

1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
Revolução urbana, expansão marítima, mecanização, estímulo à pesquisa científica e tecnológica, a industrialização.

2. Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados peloshumanistas e enciclopedistas na Ilustração acerca da política, do poder e do governo.
Percepção da oposição entre indivíduo e sociedade, entre liberdade e controle social.

3. Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
Ele identificou que o trabalho humano eraprincipal fonte geradora de riquezas.

4. Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
Valor, cientificismo, racionalismo, direitos, autonomia.

5. "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridadelegítima entre os homens."
Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:

a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?
Não, porque ele acreditava que só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer sua soberania.
b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?
O que legitima esta autoridade é o interesse comum, que os homensrenunciam suas necessidades particulares em favor da coletividade.

6. "Como a natureza dá a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, dá o pacto ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, recebe, como eu disse, o nome de soberania."
A partir do trecho citado, o que é soberania para Rousseau?
Soberania é o poder deuma pessoa sobre todos os membros de uma dada comunidade por representar a vontade de todos os expressos em pactos sociais que legitimam essa autoridade.

7. O que o homem da Ilustração esperava da ciência?
Esperava que a ciência resolvesse problemas de produção e realização humana.

8. Nesse capitulo procuramos explicar o liberalismo econômico. Hoje vivemos um período de reflorescimentodesses princípios, que chamamos de “neoliberalismo”. Faça uma pesquisa nos jornais procurando noticias a respeito.

“Ao longo da História já tivemos a Confederação dos Tamoios e a Confederação do Equador, só para citar duas. É preciso tomar cuidado com a formação da Confederação dos Neoliberais, em vias de recompor-se depois do desastre que foi a política das privatizações.
Se estivermos no sal éporque a iniciativa privada, como parecia claro, não deu conta de suas obrigações para com o país. Quem quiser discordar que busque somar o montante de divisas enviadas para o exterior, sem nenhum controle, depois que Fernando Henrique Cardoso começou a dilapidar patrimônio público e permitir todo o tipo de remessas para fora. Aqui repousa grande parte das dificuldades por nós enfrentadas.
Fonte:http://www.interjornal.com.br/noticia.kmf?canal=7&cod=19947664

“Na Espanha, choque neoliberal aumenta crise e PIB cai 1,37%  

Brasília - O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha caiu 1,37% em 2012, depois de um agravamento da recessão no quarto trimestre do ano, quando o conjunto das riquezas produzidas pelo país despencou 1,8%.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a...
tracking img