Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é sociologia?

Podemos dizer que a sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. A sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações.
O nascimento da sociologia se dá num contexto de inúmeras transformações. Asprincipais delas - a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Essas transformações trouxeram “mudanças radicais” e abalaram o modo de vida humano que se perpetuou por milhares de anos.
A Revolução Francesa trouxe consigo novas idéias, nova forma de organização na política e na vida social tradicional, principalmente trouxe mudanças de valores: liberdade e igualdade.Já a revolução industrialpor sua vez trouxe inovações tecnológicas que provocou tanto mudanças econômicas como sociais. Então a sociologia surge no século XIX como forma de entender essas mudanças e explicá-las.
Podemos dizer que a sociologia marca uma mudança na maneira de se pensar a realidade social ou seja surge novos pensamentos . Sociologia é importante porque através do estudo da vida social do homem, a interaçãosocial, a estrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana.
A Sociologia tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social, ou seja, a Sociologia faz parte de nossa necessidade de entender o que ocorre em nossa volta e busca dar respostas às nossas indagações, mesmo por que ninguém vive só e estamos todosinterligados numa grande rede social.
Nos dias atuais a sociologia busca cada vez mais sua posição perante as ciências sociais, buscando novos rumos e uma metodologia que se encaixe nos novos temas que apareçam na mudança de século.
Então falar em sociologia é falar dos reflexos das relações sociais, sejam através dos seus valores, necessidades, normas e/ou regras. A sociologia é uma ciência que sedefine não por seu objeto de estudo, mas por sua abordagem, isto é, pela forma como pesquisa, analisa e interpreta os fenômenos sociais”.
Evidentemente não podemos falar em sociologia sem mencionar seus principais teóricos considerados fundadores ou pioneiros da mesma que de forma pontual marcaram a historia dessa ciência tão importante para nós entender a nossa sociedade e seus problemas.
AugusteComte - Positivismo
Para Comte, a sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois. Acreditava que os estudos das sociedades deveriam ser feitos com verdadeiro espírito científico e objetividade. O pensamento de Comte provocou polêmicas no mundo todo e reformulações de teorias até então incontestáveis. Sua influência foi imensa quer como filósofo social. OBrasil foi o país do mundo onde a influência de Augusto Comte se fez mais sentir.
Podemos dizer que a maior contribuição de comte para a sociologia não foi a essência de suas idéias, mas sua defesa pela aceitação da sociologia como uma área legitima de estudo.Por isso podemos considerar o mesmo o pai da sociologia.
Émile Durkheim
O pensamento de Durkheim marcou decisivamente a Sociologiacontemporânea. Frances, é considerado por muitos o fundador da Sociologia como ciência independente das demais ciências Sociais.
Foi Emile que preconizou o estudo dos fatos sociais como “coisas” através de regras de rigor cientifico, determinou seu objeto.
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos,obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Em seus estudos Durkheim concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo...
tracking img