Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia Geral - A Formação Histórica do Pensamento Sociológico

A sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais criadas pela sociologia capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.

Os interesses econômicos e políticos dos grupos e classes sociais, que nasociedade capitalista apresentam-se de forma divergente, influenciam profundamente a elaboração do pensamento sociológico.

O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, com a revolução industrial e a revolução francesa. A sua criação não é obra de um único filósofoou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenham em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.

Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenha na sociedade capitalista. Eram visíveis a utilização intensiva dotrabalho barato de mulheres e crianças, uma desordenada migração do campo para a cidade, gerando problemas de habitação, de higiene, aumento de alcoolismo e da prostituição e alta taxa de mortalidade infantil.

O surgimento da sociologia prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas e pelas modificações que vinham ocorrendonas formas de pensamento.

A sociologia sempre foi algo mais do que mera tentativa de reflexão sobre a moderna sociedade. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, com a pretensão de interferir no rumo desta civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.

Alguns sociólogos assumiram uma atitude de otimismodiante da sociedade capitalista nascente, identificando os valores e os interesses da classe dominante como representativos do conjunto da sociedade. A perspectiva que os norteava era a de buscar o pleno funcionamento de suas instituições econômicas e políticas. Os conflitos e as lutas em que se envolviam as classes sociais, constituíam para alguns deles, fenômenos passageiros, possíveis de seremsuperados.

Alguns dos pioneiros da sociologia, preocupados com a defesa da nova ordem social, chegavam mesmo a considerar algumas idéias dos conservadores como reacionárias, mas ao mesmo tempo, ficavam encantados com a devoção que eles dedicavam à manutenção da ordem e admiravam seus estudos sobre a questão.

Os Autores positivistas, entre eles Augusto Comte e Émile Durkheim, iniciaram o trabalhode rever uma série de idéias dos conservadores, procurando dar a eles uma nova roupagem, com o propósito de defender os interesses dominantes da sociedade capitalista. A inspiração do pensamento conservador era a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social.

A Sociologia positivista considerava que a ordem existente era, sem dúvida alguma, o ponto de partida para aconstrução da nova sociedade. Admitia Comte que algumas reformas poderiam ser introduzidas na sociedade - mudanças que seriam comandadas pelos cientistas e industriais - de tal modo que o progresso constituiria uma conseqüência suave e gradual da ordem.

A função da sociologia, nessa perspectiva, seria a de detectar e buscar soluções para os "problemas sociais", restaurando a "normalidade social" ese convertendo dessa forma numa técnica de controle social e de manutenção do poder vigente.

Se a preocupação básica do positivismo foi com a manutenção e a preservação da ordem capitalista, é o pensamento socialista que procurará realizar uma crítica radical a esse tipo histórico de sociedade, colocando em evidência os seus antagonismos e contradições. É a partir de sua perspectiva teórica...
tracking img