Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia
Obstáculos ao acesso à justiça

Os ricos se defendem pelos seus próprios meios e necessita menos do governo, mas o pobre povo não tem escolha e depende da proteção do Estado. A justiçatrate de maneira diferente rica e pobre.
Para Cappelletti e Bryant Garth justiça e o sistema pelo qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e resolver suas pendências sob a proteção do Estado.A justiça deve ser igualmente acessível a todos, ser justa com todos, e todos deveram ter acesso ao judiciário.
Obstáculos: econômicos, sociais e culturais, processual econômicos.
Econômicos;custas judiciais, nem todos tem acesso ao advogado.
Sociais e culturais; não conhecer seus direito principalmente nas classes mais pobres, não ter motivação, informação ou conhecimento suficiente paradefender uma demanda judicial.
Processual; a lentidão, as lacunas do processo judicial tradicional em resolver certas questões ou espécies de pendencias, surge ai a importância da conciliação e outrosmeio alternativos de resolução de conflitos.
Os litigantes precisam suportar as custas da solução de uma lide, os altos custos agem como uma barreira sobre o sistema dificultando o acesso a justiça,assim os q possuem maiores recursos financeiros tem vantagens ao propor ou defender uma demanda judicial, forçando os economicamente mais fracos a desistirem da ação ou aceitar acordos inferiores aosquais teriam direto.
Outro obstáculo são os litigantes habituais, entidades com experiências judicial mais extensa, estão mais aptos, já que possuem mais “ experiência” no trato com processo, já oindividual considerado particularmente, não tem facilidade, acredita que agregar suas causas, com estratégias em longo prazo, afim de ficarem em pé de igualdade com as entidades organizadas.
Para RuyPereira Barbosa o atraso na prestação jurisdicional prejudica especialmente os pobres, para os quais a longa espera trás prejuízos irreparáveis.

Ondas para acesso a justiça.
São três:
1°...
tracking img