Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções da Linguagem

As funções da linguagem indicam a intenção da mensagem que está sendo transmitida e, por isso, é importante conhecer as etapas do processo de comunicação para identificá-las.Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos. Acomunicação é um ato social. É o que diz Bordenave quando se refere à comunicação:
Acomunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta
consciência de que comunicamos como de querespiramos ou
andamos. Somente percebemos a sua essencial importânciaquando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidadede nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9)
No ato de comunicação, percebe-se a existência de alguns elementos:
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma únicapessoa ou um grupo de pessoas). Também conhecido como codificador.
b)mensagem: é o conteúdo das informações que ora são transmitidas. 

c) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (umindivíduo ou um grupo), Também conhecido como destinatário ou decodificador.
d) canal de comunicação: é o meio físico pelo qual a mensagem é transmitida, o veículo.

e) código: é o conjunto de signos e deregras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
f) referente: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere,...
tracking img