Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
‘MAPEANDO O REINO’ DA SOCIOLOGIA HISTÓRICA:
REFLEXÕES ACERCA DO MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE THEDA SKOCPOL

Terry Mulhall
Jorge Ventura de Morais

“Do Rigor da Ciência
... Naquele Império, a Arte da Cartografia atingiu uma tal Perfeição que o Mapa
duma só Província ocupava toda uma Cidade, e o Mapa do Império, toda
uma Província. Com o tempo, esses Mapas Desmedidos não satisfizeram eos
Colégios de Cartógrafos levantaram um Mapa do Império que tinha o Tamanho
do Império e coincidia ponto por ponto com ele. Menos Apegadas ao Estudo
da Cartografia, as Gerações Seguintes entenderam que esse extenso Mapa era Inútil
e não sem Impiedade o entregaram às Inclemências do Sol e dos Invernos. Nos Desertos
do Oeste subsistem despedaçadas Ruínas do Mapa, habitadas por Animais e porMendigos.
Em todo o País não resta outra relíquia das Disciplinas Geográficas” (Jorge Luiz Borges,
História Universal da Infâmia. Porto Alegre, Globo, 1975, p.61).



Resumo: O objetivo do artigo é ampliar os horizontes teórico-metodológicos da sociologia histórica através da inclusão, em suas fronteiras, por exemplo, da teoria da escolha racional e de contribuições interpretativistas.Procuramos fazer isto através de uma crítica ao modelo teórico-metodológico (o “modelo triangular”) de Theda Skocpol, que tem, até agora, definido os parâmetros dentro dos quais teoria e metodologia têm sido discutidas em sociologia histórica, ao mesmo tempo que propomos uma alternativa, a qual chamamos de “modelo quadrangular”. A vantagem deste modelo é que ao se olhar a sociologia histórica a partirde duas dimensões – agência-estrutura e particular-geral – é possível incorporar outras abordagens, tal como a teoria da escolha racional, aos horizontes da sociologia histórica.



Introdução
A sociologia histórica é uma das áreas que mais cresceram em Sociologia nas últimas duas décadas. Debates acerca de problemas históricos tais como nacionalismo (Anderson, 1983; Gellner, 1983; Smith,1986), revoluções (Skocpol, 1979; Goldstone, 1982), democratização (Lipset, 1960; Moore Jr., 1966; O’Donnell, 1974), formação dos estados nacionais (Tilly, 1975; Rokkan, 1975; Anderson, 1974), industrialização (Wallerstein, 1974a; Blaut, 1993; Brenner, 1987a e 1987b) constituem juntos uma extensa reflexão sobre o que pode ser chamado, grosso modo, de “A Grande Transformação”, na expressão de KarlPolanyi (1944). Dada a diversidade de abordagens, o problema tem sido estabelecer alguma base de classificação em termos da qual os vários trabalhos podem ser distinguidos. Uma tentativa foi feita por Skocpol e Somers (1980). Neste artigo desenvolvemos uma análise crítica desta classificação.
Talvez nenhum outro autor tenha feito mais para difundir a sociologia histórica nas duas últimas décadasdo que Theda Skocpol. Seu trabalho pioneiro sobre revoluções sociais foi um divisor de águas (Skocpol, 1979). Subseqüentemente, Skocpol, em uma série de importantes artigos tentou desenhar de forma mais clara as fronteiras da emergente subdisciplina. Através da construção de um modelo – O Triângulo da História Comparativa (The Triangle of Comparative History) –, o trabalho dos precursores econtemporâneos da sociologia histórica foi classificado de acordo com um esquema tripartite (Skocpol & Somers, 1980; Skocpol, 1984a).
No entanto, tal como Talcott Parsons, em The Structure of Social Action (1968), sua historiografia teve o efeito, intencional ou não, de ser altamente seletiva e de colocar seu próprio trabalho sob uma luz bastante favorável. Também da mesma forma que Parsons ignoroumuito do que não cabia no seu esquema, assim também Skocpol construiu uma visão muito seletiva da história da sociologia histórica.
Depois de mais de uma década da grande vaga teórica, no âmbito da sociologia histórica, de meados da década de 1980, talvez seja oportuno lançar um olhar crítico sobre o modelo de Skocpol. Na verdade, gostaríamos de argumentar neste artigo que sua abordagem, sob...
tracking img