Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP-POLO SALVADOR-BA

TRABALHO DE CIENCIAS SOCIAIS

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS - RA: 353575
ELISANGELA DOS SANTOS CRUZ - RA: 379716
LUIZ EDUARDO PORTELA FLOR - RA: 351621
RONILSON ROCHA DA SILVA - RA: 378562




SALVADOR-BA

19/11/2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP-POLO SALVADOR-BA

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS
ELISANGELADOS SANTOSCRUZ
LUIZ EDUARDO PORTELA FLOR
RONILSON ROCHA DA SILVA

CIENCIAIS SOCIAIS

Trabalho apresentado como condição para julgamento do segundo semestre da matéria de ciências sociais no curso de Bacharelado em Administração da Universidade Anhanguera - Pólo Salvador-Ba, sob a tutoria da professora Júlia Cunha e orientação da professora à distância Prof. Ma.Claudia Regina Beneditt.

Salvador19/11 /2012

O homem foi diferenciado dos demais amimais por ter a seu dispor duas notáveis propriedades: a possibilidade de comunicação oral e a capacidades de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente seu aparato biológico. Essas duas propriedades permitem uma afirmação mais ampla: o homem é o único ser possuidor de cultura, é um conjuntos de traços que indica como se deveagir, pensar , vestir e quais valores , costumes devem ser preservados e transmitidos. A sociedade compartilha uma cultura e , também um território.
Cultura é como uma lente através da qual o homem ver o mundo. A cultura “molda” o individuo social tece as regras da socialização ( processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade e que é um processo continuo que começa com onascimento e termina com a morte ) delineando assim os relacionamentos entre os diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si.(Benedict,1972)
A cultura assume um aspecto importante de valorizar o individuo em toda a sua diversidade dentro da globalização, e na busca de valores universais, pois é atreves dela que o homem adquire os conhecimentos necessários á sua sobrevivência física e social.Nota se que a cultura de determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para uma pode ser repugnante ou repulsiva para outra,
O valor do individuo no seu cotidiano da forma mais democrática de partilhar tarefas e responsabilidades também pode definir cultura. Já a sociedade moderna caracteriza por mudanças de grande parte nos campos da economia, da política e cultura,com repercussões sociocultural, especialmente nos grandes centros urbanos trata se de mudanças profundas e permanentes significativas em todos os aspectos da existência pessoal e social.
O Brasil assume um ritmo acelerado particularmente nas ultimas décadas , criando um movo cenário que dizem respeito á atividade produtiva e a organização do trabalho dos processos educativo e de comunicação, atea socialização das novas gerações, aos universos de valores e critérios que orienta a conduta no cotidiano.
Memorando oito, abr, 2025 BH UF MG Ribeirão Preto.

Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, esse é um elemento social impossível de se desenvolver individualmente.O conceito de cultura na visão antropológica define como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um individuo, essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, leis, moral, linguagens e outros, neste sentido, podemos concluir que é impossível ao indivíduo ser aculturado , pois ninguém nasce e permanece fora do contexto social,assim como não se deveeleger um modelo a ser seguido, pois não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes..
Nas Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia), a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. A cultura significa a herança...
tracking img